No dia 19/12/2012 os Correios do Brasil emitiu um selo comemorativo ao centenário da Universidade Federal do Paraná-UFPR, uma instituição criada em 1912, fruto de aliança entre as forças políticas, intelectuais e econômicas do Estado.

Selo comemorativo ao centenário da UFPR

O selo apresenta a reprodução de uma foto, em tonalidades da cor cinza, do Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, construído em 30/08/1913, tendo à frente a Praça Santos Andrade, no centro da cidade de Curitiba-PR.

Carimbo de 1º dia de circulação do selo comemorativo dos 100 anos da UFPR

Na margem esquerda do selo, a logomarca do centenário com a inscrição "100 Anos da UFPR 1912-2012". Foram utilizadas as técnicas de fotografia com computação gráfica.

Informações técnicas dos selos
Edital nº 22/2012
Arte Angelo José da Silva
Processo de impressão Ofsete folha com 30 selos
Papel Cuchê gomado
Valor facial R$1,20
Tiragem 300.000 selos
Área de desenho 39 mm x 21 mm
Dimensão do selo 44 mm x 26 mm
Picotagem 11 x 11,5
Data de emissão 19/12/2012
Local de lançamento Curitiba/PR
Impressão Casa da moeda do Brasil
Prazo de comercialização pela ECT Até 31 de dezembro de 2015
Código de comercialização 852009461

A Universidade Federal do Paraná-UFPR

A Universidade Federal do Paraná-UFPR completou 100 anos no dia 19 de dezembro de 2012. Aliaram-se na iniciativa de sua criação, em 1912, as forças políticas, intelectuais e econômicas do Estado.

O ciclo econômico da erva mate demandou profissionais com competências e habilidades complexas, como engenheiros, advogados e profissionais da saúde, fomentando a criação de uma instituição para promover a reflexão, a intelectualidade e os talentos necessários a uma sociedade em desenvolvimento.

Os paranaenses, à época, ousaram criar uma Universidade, já com múltiplos e complexos cursos em áreas distintas do conhecimento humano.

Federalizada em 1951, a UFPR alcançou os objetivos dos seus fundadores ao construir uma identidade educacional, cultural e cidadã para o estado do Paraná.

Hoje, a Universidade associa tradição, modernidade e inclusão social no seu cotidiano, elementos indispensáveis à excelência do ensino, na pesquisa, na extensão e na construção de uma sociedade mais justa, humana e democrática.

No início eram 97 alunos e 5 cursos superiores: Direito, Engenharia, Farmácia, Odontologia e Medicina. Em seu centenário, a Universidade Federal do Paraná oferece mais de 100 habilitações em graduação, e 111 cursos de mestrado e doutorado em todas as áreas do conhecimento, entre outras oportunidades de aprimoramento a cerca de 31 mil alunos.

Desenvolve, também, com a comunidade inúmeros programas e projetos de extensão, com o foco nos direitos fundamentais da cidadania. É, juntamente com seus servidores, docentes, técnicos administrativos em educação e discentes, protagonista no cenário da ciência, tecnologia e inovação, além de ser a maior fonte de patentes do Paraná.

A expansão da UFPR motivou a criação de múltiplos campi, sendo 4 em Curitiba e os outros em Pontal do Paraná, Matinhos e Palotina, no interior do estado, compondo mais de 9 km² de área física.

Disponibiliza atendimentos à saúde humana com 2 hospitais universitários, em Curitiba, e à saúde animal por meio de 2 hospitais veterinários, em Curitiba e em Palotina.

Por meio desta emissão, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos homenageia a Universidade Federal do Paraná, que em seu centenário se revela repleta de êxito, pois alcançou o sonho de seus fundadores, ultrapassando suas fronteiras, contribuindo com o progresso do Brasil e estendendo suas ações e reconhecimento para além dos limites da Nação.

Fonte:
Edital de emissão do selo, texto da Assessoria de Comunicação Social Universidade Federal do Paraná.

Onde comprar

Os produtos podem ser adquiridos nos seguintes locais:

Loja virtual dos Correios: https://correios.com.br/correiosonline
Agência de Vendas a Distância: Av. Presidente Vargas, 3.077 - 23º andar, 20210-973 - Rio de Janeiro/ RJ
Telefones: (21) 2503-8095 / (21) 2503-8096
E-mail: centralvendas@correios.com.br

Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito Visa ou Mastercard.