No dia 19/11/2012 os Correios do Brasil emitiu um selo especial que apresenta o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, primeiro e único parque temático sobre a cultura negra no País, considerado a maior referência africana das Américas.

O selo retrata, ao fundo em azul, uma panorâmica do primeiro e único parque temático sobre a cultura negra do País – Parque Memorial Quilombo dos Palmares,localizado na Serra da Barriga, em Alagoas.

Selo especial do Parque Memorial Quilombo dos Palmares

À esquerda, tem-se, em primeiro plano, a construção Muxima de Palmares (Coração de Palmares), em homenagem aos comandantes-em-chefe que formavam o conselho deliberativo do Quilombo.

Carimbo de 1º dia de circulação do selo do Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Já em segundo plano, há uma oca indígena, que representa a cultura dos primeiros habitantes da Serra da Barriga. À direita, aparece a edificação Onjo Cruzambê (Casa do Campo Santo), espaço de apoio às práticas das religiões de matriz africana.

Informações técnicas do selo
Edital nº 19/2012
Arte Luciomar S. de Jesus
Processo de Impressão ofsete
Papel Couchê gomado
Folha Com 30 selos
Valor facial 1º Porte Carta Comercial
Tiragem 300.000 selos
Área do desenho 39 x 21 mm
Dimensão do selo 44 x 26 mm
Picotagem 11 x 11,5
Data de emissão 19/11/2012
Locais de lançamento União dos Palmares-AL
Peça filatélica Cartão-postal (3.000 unidades)
Impressão Casa da Moeda do Brasil
Versão Departamento de Filatelia e Produtos/ECT
Cód. de comercialização 852009305

Ao lado da edificação, duas figuras femininas representam as práticas religiosas desse espaço sagrado. A técnica utilizada foi pintura.

Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Por meio dessa emissão, os Correios destacam a importância cultural e histórica do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, um dos símbolos da resistência negra no Brasil.

Localizado na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, em Alagoas, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares foi criado, em 2007, em área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1985.

Parte do Planalto Meridional da Borborema, unidade geomorfológica que compreende terrenos cristalinos submetidos à ação de clima quente e úmido, a Serra da Barriga ocupa uma área verde de aproximadamente 27,97 km2.

Foi para as matas fechadas da Serra, que alcança até 500 metros de altitude, que milhares de escravos negros rebelados fugiram durante o período de dominação holandesa.

Tornou-se, assim, um dos principais pontos da história da resistência negra, abrigando o maior quilombo já implantado nas Américas, o Quilombo dos Palmares.

Fundado em 1590, Palmares se transformou em um estado autônomo. Tendo abrigado mais de 20 mil pessoas, resistiu por quase cem anos aos ataques holandeses, luso-brasileiros e de bandeirantes paulistas.

Em 1696, foi totalmente destruído, um ano depois que Zumbi, seu líder, foi assassinado por Domingos Jorge Velho, bandeirante contratado com a incumbência de sufocar a todos que constituíam o Quilombo.

Para que a história não se perdesse, no Parque Memorial foram reconstituídas algumas das mais significativas edificações do Quilombo: paredes de pau a pique, cobertura vegetal, inscrições em kimbundo e yorubá, o Onjó de Farinha (Casa de Farinha), o Onjó Cruzambê (Casa do Campo Santo), o Oxile das Ervas (Terreiro das Ervas), as ocas indígenas e a Muxima (Coração de Palmares).

O espaço do Parque, além das construções que referenciam o modo de vida daquela comunidade, dispõe de pontos de áudio – Acotirene, Quilombo, Ganga-Zumba, Caá-Puêra, Zumbi e Aqualtune – de onde é possível apreciar narrações dos aspectos cotidianos do quilombo e músicas da cultura negra em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e italiano.

No primeiro e único parque temático sobre a cultura negra do País destacam-se, ainda, os mirantes, de onde se avistam magníficas paisagens da Serra da Barriga. São as atalaias de Acaiene, Acaiuba, e Toculo.

Completando o ciclo das edificações simbólicas, o restaurante Kúuku-Wáana (Banquete Familiar) oferece pratos da culinária afro-brasileira e, no Batucajé (palco), acontecem manifestações artístico-culturais.

Fonte:
Edital de emissão do selo, texto de Fundação Cultural Palmares Publicação Parque Memorial Quilombo dos Palmares Alagoas/Brasil – Novembro 2011

Onde comprar

Os produtos podem ser adquiridos nos seguintes locais:

Loja virtual dos Correios: https://correios.com.br/correiosonline
Agência de Vendas a Distância: Av. Presidente Vargas, 3.077 - 23º andar, 20210-973 - Rio de Janeiro/ RJ
Telefones: (21) 2503-8095 / (21) 2503-8096
E-mail: centralvendas@correios.com.br

Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito Visa ou Mastercard.