Para comemorar o bicentenário da imigração chinesa no Brasil, o Correios do Brasil emitiu um belo selo comemorativo em 10/12/2012, apresentando detalhes da cultura dos dois países.

O se-tenant com dois selos apresenta, no primeiro selo, ao fundo, em vermelho, desenho inspirado na criação da desenhista Paula Su, um dragão – por tratar-se o ano de 2012, no calendário lunar chinês, de o ano do Dragão, e o mar e a embarcação simbolizam a chegada dos primeiros imigrantes chineses.

Selo se-tenant comemorativo ao bicentenário da imigração chinesa no Brasil

O segundo selo ilustra a troca cultural entre as duas culturas. A Dança do Dragão, espetáculo tradicional na cultura chinesa, envolve o morro do Pão de Açúcar em agradecimento ao acolhimento recebido do povo brasileiro e recorda a longa história do intercâmbio amistoso dos dois países.

Carimbo de 1º dia de circulação do selo do Bicentenário da imigração Chinesa no Brasil

A cultura brasileira está presente na bola de futebol que interage com o dragão, representando a boa integração entre os dois povos. Os fogos de artifício indicam a festividade do momento. A cor vermelha simboliza a China, enquanto as cores verde e amarelo o Brasil. A técnica utilizada foi ilustração vetorial.

Informações técnicas dos selos
Edital nº 20/2012
Arte Adriana Shibata
Processo de Impressão Ofsete
Folha Com 30 selos
Forma de emissão Se-tenant com 2 selos
Papel Couchê gomado
Valor facial R$ 2,90 cada selo
Tiragem 300.000 selos
Área de desenho 37,5mm x 25mm
Dimensão do selo 40mm x 30mm
Picotagem 12 x 11,5
Data de emissão 10/12/2012
Locais de lançamento Brasilia-DF e São Paulo-SP
Impressão Casa da moeda do Brasil
Prazo de comercialização pela ECT Até 31 de dezembro de 2015
Código de comercialização 852009453

Imigração chinesa no Brasil

No início do Séc. XIX, os agricultores de chá da China atravessaram os grandes oceanos e chegaram no Brasil. Os primeiros desembarcaram no Rio de Janeiro em 1812, dando o início da imigração chinesa no País.

Ao longo desses 200 anos, milhares de chineses, incluindo trabalhadores, artesões, artistas, comerciantes, etc, chegaram sucessivamente no Brasil, trabalhando arduamente, criando filhos e procurando integrar-se à comunidade local.

São inúmeras as contribuições do povo chinês para o desenvolvimento econômico, cultural e social brasileiro, o que tem servido como uma ponte e um laço importante para promover intercâmbio e cooperação amistosos entre os dois países.

Nos últimos anos, as relações sino-brasileiras têm se fortalecido de forma plena e rápida, caraterizadas pelo aprofundamento contínuo da confiança política mútua, pelos resultados frutíferos da cooperação nos vários setores e pela intensificação do intercâmbio na área cultural e humana.

Em 2012, os líderes dos dois países anunciaram elevar as relações sino-brasileiras para a Parceria Estratégica Global, abrindo assim, a nova fase do desenvolvimento desse relacionamento.

Pelas comemorações do bicentenário da imigração chinesa no Brasil, os Correios do Brasil, com esta emissão de selos, registra a longa história do intercâmbio amistoso entre os dois países, realçando a profunda amizade de coexistência harmoniosa e de benefício recíproco dos dois povos, depositando a esperança de aprofundar ainda mais a plena cooperação, e refletindo a amizade sino-brasileira.

Fonte:
Edital de emissão do selo, texto de Li Jinzhang Embaixador da República Popular da China na República Federativa do Brasil.

Onde comprar

Os produtos podem ser adquiridos nos seguintes locais:

Loja virtual dos Correios: https://correios.com.br/correiosonline
Agência de Vendas a Distância: Av. Presidente Vargas, 3.077 - 23º andar, 20210-973 - Rio de Janeiro/ RJ
Telefones: (21) 2503-8095 / (21) 2503-8096
E-mail: centralvendas@correios.com.br

Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito Visa ou Mastercard.