A menor cédula do mundo é a cédula de 10 bani, que mede 27,5 x 38 mm (área impressa), emitida pela Romênia em 1917 para circulação emergencial durante a I Guerra Mundial, de acordo com o Guinness World Records com o título de Smallest paper money (national note).

O Guinnes World Records considerou a área impressa das cédulas (uma vez que o corte do papel não era tão padronizado naquela época).

A cédula de 10 bani tem área impressa 19,73% menor que a cédula de 50 centavos emitida pela França no Marrocos em 1943 (uma diferença quase imperceptível) também emitida para circulação emergencial, mas durante a II Guerra Mundial e 86,71% menor que a cédula de 2 reais, de menor dimensão em circulação atualmente no Brasil.

Comparação entre a cédula de 2 reais do Brasil com a cédula de 10 bani da Romênia

Conheça a cédula de 50 centavos do Marrocos

Essa cédula foi emitida na cidade Iaşi (também conhecida como Jassy or Iassy), que à época era a capital da Romênia e atualmente é a segunda maior cidade na Romênia com população de 290.422 de acordo com o censo de 2011, uma cidade próxima da fronteira romena com a Moldávia.

Em estudos realizados por mim a fim de descobrir o real motivo da emissão da cédula, alguns fatos chamaram a atenção e podem ter sido o gatilho para essa emissão emergencial, a partir da cidade de Iaşi, vejamos:

A campanha de verão e suas consequências

O mundo vivia a I Guerra Mundial, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918, uma época de várias transformações e conflitos no mundo.

Em 15 de março de 1917, o conjunto de forças políticas de oposição (liberais, burguesas e socialistas) derrubaram a monarquia russa, depuseram o czar Nicolau II, dando início à Revolução Russa (Revolução de Fevereiro) numa tentativa de estabelecer uma república de cunho liberal.

No início de julho de 1917, no auge da guerra, o front de batalha romeno estava em uma área relativamente pequena, com uma das maiores concentrações de forças e meios de combate conhecidas durante a conflagração.

Eram 9 exércitos, 80 divisões de infantaria com 974 batalhões, 19 divisões de cavalaria com 550 esquadras e 923 baterias de artilharia, cujo efetivos contavam com cerca de 800 mil homens e cerca de 1 milhão em sua reserva imediata.

As três grandes batalhas em Mărăști, Mărășești e Oituz, foram decisivas para o destino da nação romena e representaram um ponto de virada na guerra mundial no front oriental.

Mapa com sistema de alianças na Europa antes da I Guerra Mundial, com destaque dos locais das batalhas romenas de 1917, a cidade de Iaşi e o atual território da Romênia

Essas batalhas, nomeadas pelas localizações e zonas onde ocorreram, foram travadas aproximadamente no alinhamento frontal estabelecido no início de 1917, onde ambos os lados se prolongaram por 6 meses.

Entre o final de julho e início de setembro de 1917, o exército romeno travou batalhas nesses três locais e conseguiram deter o avanço alemão-austro-húngaro, causando grandes perdas no processo e conquistando as mais importantes vitórias aliadas na frente oriental daquele ano.

Como resultado dessas operações, os territórios restantes romenos permaneceram desocupados, derrubando quase 1 milhão de homens das tropas das Potências Centrais, levando o Times a descrever a Romênia como "o único ponto de luz no oriente".

A situação da Moldávia

Nessa época, a atual Moldávia, que fica entre a Romênia e a Ucrânia, era chamada de Bassarábia, era controlada pelo Império Russo e cerca de 300 mil bassarábicos tinham sido enviados ao recém-formado exército russo além de grandes unidades de soldados moldavos terem sido formadas.

Em novembro de 1917, o Partido Bolchevique derrubou o Governo Provisório (Revolução de Outubro) apoiado pelos partidos socialistas moderados e impôs o governo socialista soviético, com Vladimir Lênin no poder. Um acontecimento com grandes consequências para o front romeno.

Acompanhando esse desenrolar da revolução Russa, um parlamento bassarábico Sfatul Ţării (outubro-novembro 1917) foi criado e inaugurado no dia 3 de dezembro daquele ano.

Parlamento bassarábico Sfatul Ţării em 21 de novembro de 1917

Esse parlamento proclamou a República Democrática da Moldávia, ainda como parte da Federação Russa e formou seu governo em 21 dezembro.

Os soldados moldávios que estavam no exército russo voltaram mais cedo para casa e estabeleceram uma ampla base de representação no parlamento bassarábico.

Ao mesmo tempo, com a ajuda do exército romeno, eles tentavam impor e manter a ordem em seu território, principalmente porque as tropas russas que ainda estavam ali, começaram sua retirada de forma desorganizada, iniciando uma série de ataques, assaltos e violações contra civis.

A Bassarábia proclamou sua independência da Rússia em fevereiro de 1918 e uniu-se ao Reino da Romênia por decisão do Sfatul Ţării, sendo essa união reconhecida pelo Tratado de Paris (1920), mesmo sem o reconhecimento do domínio romeno pela Russia Soviética.

Na Russia soviética,  durante a madrugada de 16 para 17 de julho de 1918, Nicolau II, sua mulher, seu filho, suas quatro filhas, o médico da família imperial, um servo pessoal, a camareira da imperatriz e o cozinheiro da família foram executados no porão da casa pelos bolcheviques.

As cédulas miniatura

Todo esse cenário de guerra, aliado a escassez resultante do conflito, levou o Ministério das Finanças da Romênia imprimir essas minúsculas cédulas, dando à população um meio, até certo ponto, confiável para suas transações comerciais.

Além da cédula de 10 bani, a menor cédula do mundo, foram emitidas também as cédulas de 25 e 50 bani com padrão de design parecido, cores e valores diferentes.

Conheça abaixo os detalhes comuns em todas as cédulas:

O busto de Ferdinand I

O busto de Fernando Victor Alberto Meinrad (Sigmaringen, 24 de agosto de 1865 — Sinaia, 20 de julho de 1927), príncipe alemão da Casa de Hohenzollern-Sigmaringen (ramo católico da Casa de Hohenzollern) e segundo rei da Romênia como Fernando I (Ferdinand I), está presente no anverso de todas as cédulas.

Busto de Fernando Victor Alberto Meinrad (1865 - 1924), segundo rei da Romênia como Ferdinand I

Seu rosto estampado nas cédulas era uma forma de mostrar ao povo que, mesmo sendo membro da família imperial alemã Hohenzollern, estava cumprindo seu juramento de posse no parlamento romeno em 1914: "Eu reinarei como um bom romeno".

A atitude e decisão de, sendo um alemão, presidir a entrada da Romênia na I Guerra Mundial ao lado da Tríplice Entente contra os países das Potências Centrais, os quais o Império Alemão fazia parte, foi considerada uma "traição" contra suas raízes germânicas, levando Guilherme II da Alemanha apagar o nome de Fernando dos registros da Casa de Hohenzollern mas, ao mesmo tempo, levou-o a ganhar o cognome de "O Leal" pelos romenos.

As chancelas dos ministros

Na parte inferior direita do anverso das cédulas estão as assinaturas do Ministro das Finanças ("MINISTRUL FINANTELOR"), do Diretor de Contabilidade do Estado Central ("DIRECTORUL CONTABILITATE CENTRALE A STATULUI") e do Tesoureiro Geral da Fazenda Pública ("CASIERUL GENERAL AL TEZAURULUI PUBLIC").

Parte inferior da cédula de 50 bani emitida pela Romênia em 1917

No ano de 1917, a Romênia teve dois Ministros das Finanças:

  1. Victor Antonescu, com mandato de 11 de dezembro de 1916 a 10 julho de 1917;
  2. Nicolae Titulescu, com mandato de 10 julho de 1917 a 26 de janeiro de 1918.

Analisando a chancela do ministro das finanças  disposta na parte inferior esquerda do anverso das cédulas, podemos supor que o ministro que autorizou suas emissões foi Victor Antonescu.

Nome do ilustrador da cédula quem as imprimiu

Podemos também verificar no rodapé do anverso cada cédula, fora da área principal de impressão, a legenda "H. SAVA DIMITRIU INV.", provável assinatura de Horațiu Sava Dimitriu (4 de fevereiro de 1890 — 5 de março de 1926), um pintor e ilustrador romeno adepto à tendência pós-impressionista com inspiração temática extraída principalmente do ambiente rural da sociedade romena.

Auto-retrato de Horatiu Sava Dimitriu

Já no rodapé do reverso, também fora da área principal de impressão, percebemos a legenda "SERVICIUL GEOGRAFIC AL ARMATEI.", o Serviço Geográfico do Exército, responsável pela impressão das cédulas e que de 1916 a 1918 tinha duas divisões principais:

  1. O Serviço Geográfico da Área Inferior, composto pelas seções de geodésica, topografia, cartografia e administrativo, que faziam parte do Ministério da Guerra;e
  2. O Serviço Geográfico da Zona do Exército, composto pelos setores de geodésia e topografia, observação de artilharia, seguro de mapas, restituição fotográfica, cartografia, fotografia, reprodução, litografia e impressão, que faziam parte da Grande Sede Geral e fornecia às unidades de ação informações técnicas.

O brasão do Reino da Romênia

No reverso de todas as cédulas está disposto na área central uma versão resumida do brasão do Reino da Romênia que ficou vigente como oficial de 1881 a 23 de junho de 1921.

O brasão é composto pela coroa real na parte superior, dois leões de cada lado segurando um escudo dividido em 4 partes.

Cada parte do escudo representada uma das províncias históricas romenas: a Valáquia (águia dourada que segura uma cruz ortodoxa dourada), da Moldávia (boi selvage / aroque), da Dobruja do norte (golfinhos) e da Oltenia (Leão sobre a coroa encarando a estrela).

Na parte inferior do escudo, uma fita com o lema em latim "NIHIL SINE DEO" (Nada sem Deus), lema que está exposto na sala de armas do Castelo de Peleş e utilizado pelo Reino da Romênia enquanto foi governado pela dinastia Hohenzollern-Sigmaringen de 1878 a 1947.

O alerta aos falsificadores

Na grande área da parte inferior do reverso das cédulas, é apresentado um alerta aos falsificadores:

Falsificatorii acestor bilete, acei cari le vor fi intrebuintat sau cari le vor fi introdus in tara sau le vor fi pus in circulatie se vor pedepsi cu inchsoare de la 5 pana la 10 ani cu interdictie si amenda conform art. 117 C.P.

Que pode ser traduzido por:

Os falsificadores desses bilhetes, aqueles que serão utilizados ou que serão introduzidos no país ou colocados em circulação, serão punidos com uma suspensão de 5 a 10 anos, com proibição e multa, de acordo com o art. 117 C.P.  (C.P. = Código Penal?)

As cédulas possuem a mesmo layout, tendo no anverso o soberano e no reverso o brasão da Romênia, com diferenças de cores e design em cada valor. Vamos conhecer cada uma:

10 bani de 1917 da Romênia: a menor cédula do mundo

Cédula emergencial de 10 bani da Romênia, emitida em 1917 medindo 27,5 x 38 mm (área impressa), a menor cédula do mundo. Foto de Godot13 - Créditos à National Numismatic Collection, National Museum of American History do Smithsonian Institution.

A cédula de 10 bani da Romênia foi emitida em 1917, impressa em papel com a cor verde como predominante, mede aproximadamente 33 x 44 mm de área total (27,5 x 38 mm de área impressa) e é considerada a menor cédula do mundo.

Anverso da cédula

O anverso possui os detalhes principais de seu design em tons de verde oliva sobrepondo um padrão circular repetitivo com o numeral "10" sobre um fundo linhado nas cores verde e amarelo mais claros.

Na parte superior estão a legenda "ROMANIA" em destaque superior, as legendas "MINISTERUL FINANTELOR" (Ministério das Finanças) separadas pela coroa real e a data 1917 de cada lado, logo abaixo das legendas.

Ao centro, o busto de Ferdinand I, com uma moldura ao redor ornada de cada lado com o monograma do rei.

Na parte inferior, as assinaturas do Ministro das Finanças ("MINISTRUL FINANTELOR"), do Diretor de Contabilidade do Estado Central ("DIRECTORUL CONTABILITATE CENTRALE A STATULUI") e do Tesoureiro Geral da Fazenda Pública ("CASIERUL GENERAL AL TEZAURULUI PUBLIC") estão separadas pelo motivo central, a legenda do valor "10 BANI".

No rodapé esquerdo da cédula, fora da área principal de impressão está a legenda "H. SAVA DIMITRIU INV.", o ilustrador da cédula.

Reverso da cédula

O reverso da cédula de 10 bani da Romênia apresenta todos os detalhes na cor verde ocre escuro. Na parte superior, há a legenda "ZECE BANI" (dez bani) logo acima do brasão das armas da Romênia, que ocupa o centro da cédula.

Na parte inferior o alerta aos falsificadores e no rodapé, fora da área de impressão, a legenda "SERVICIUL GEOGRAFIC AL ARMATEI." (Serviço Geográfico do Exército), órgão responsável pela impressão da cédula.

25 bani de 1917 da Romênia

Cédula emergencial de 25 bani da Romênia, emitida em 1917 medindo 39 x 51 mm (área total). Foto de Godot13 - Créditos à National Numismatic Collection, National Museum of American History do Smithsonian Institution.

A cédula de 25 bani da Romênia foi emitida em 1917, impressa em papel com as cores amarelo e marrom como predominante e mede aproximadamente 39 x 51 mm de área total (33 x 45 mm de área impressa).

Anverso da cédula

O anverso possui os detalhes principais de seu design em tons de marrom com moldura contornando boa parte da cédula.

Na parte superior estão a legenda "ROMANIA" em destaque superior, as legendas "MINISTERUL FINANTELOR" (Ministério das Finanças) separadas pela coroa real e a data 1917 de cada lado, logo abaixo das legendas.

Ao centro, o busto de Ferdinand I, com uma molduras laterais ao lado de duas colunas de um padrão circular repetitivo com o numeral "25" sobre um fundo linhado na cor amarela.

Na parte inferior, as assinaturas do Ministro das Finanças ("MINISTRUL FINANTELOR"), do Diretor de Contabilidade do Estado Central ("DIRECTORUL CONTABILITATE CENTRALE A STATULUI") e do Tesoureiro Geral da Fazenda Pública ("CASIERUL GENERAL AL TEZAURULUI PUBLIC") estão sobrepostas a dois leões (um de cada lado) que serguram um círculo com o valor "25" dentro e uma faixa abaixo com a legenda "BANI".

Reverso da cédula

O reverso da cédula de 25 bani da Romênia apresenta todos os detalhes na cor marrom. Na parte superior, há a legenda "BANI DOUAZECI SI CINCI" (vinde e cinco bani) logo acima do brasão das armas da Romênia, que ocupa o centro da cédula.

Na parte inferior o alerta aos falsificadores e no rodapé, fora da área de impressão.

50 Bani de 1917 da Romênia

Cédula emergencial de 50 bani da Romênia, emitida em 1917 medindo 45 x 60 mm (área total). Foto de Godot13 - Créditos à National Numismatic Collection, National Museum of American History do Smithsonian Institution.

A cédula de 50 bani da Romênia foi emitida em 1917, impressa em papel com as cores amarelo e verde escuro como predominante e mede aproximadamente 45 x 60 mm de área total (39 x 54 mm de área impressa).

Anverso da cédula

O anverso possui os detalhes principais de seu design na cor verde escura com moldura filetada contornando toda cédula.

Na parte superior estão a legenda "ROMANIA" em destaque superior, as legendas "MINISTERUL FINANTELOR" (Ministério das Finanças) separadas pela coroa real.

Ao centro, o busto de Ferdinand I, com colunas laterais entre moldura filetada, contendo no topo das colunas a data 1914 e logo abaixo elementos circulares repetitivo verticais amarelo com o numeral "50", sobre um fundo linhado na cor verde.

Na parte inferior, as assinaturas do Ministro das Finanças ("MINISTRUL FINANTELOR"), do Diretor de Contabilidade do Estado Central ("DIRECTORUL CONTABILITATE CENTRALE A STATULUI") e do Tesoureiro Geral da Fazenda Pública ("CASIERUL GENERAL AL TEZAURULUI PUBLIC") estão sobrepostas a ornamentos decorativos em dois quadros. No centro, entre os ornamentos, a legenda de valor "50 BANI".

No rodapé direito da cédula, fora da área principal de impressão está a legenda "HORATIU SAVA DIMITRIU INV.", o ilustrador da cédula.

Reverso da cédula

O reverso da cédula de 50 bani da Romênia apresenta todos os detalhes na cor verde ocre escuro. Na parte superior, há a legenda "BANI CINCIZECI" (cinquenta bani) logo acima do brasão das armas da Romênia, que ocupa o centro da cédula.

Na parte inferior o alerta aos falsificadores e no rodapé, fora da área de impressão, à direita a legenda "SERVICIUL GEOGRAFIC AL ARMATEI." (Serviço Geográfico do Exército), órgão responsável pela impressão da cédula e à esquerda a legenda "H. S. D. Inv." iniciais do ilustrador da cédula.

Observação importante

Alguns colecionadores podem ponderar que selos postais são menores que a cédula de 10 bani da Romênia foram utilizados como moeda no meio circulante, invalidando esta como a menor cédula do mundo.

Porém, utilizamos como requisito para nossa análise, o fato de a cédula ser de fato uma cédula monetária e não um outro item de outro propósito, como o selo postal, utilizado para fins monetários.

Também, não consideramos os notgeld, cédulas emergenciais emitidas por algumas cidades ou localidades, mas cédulas emitidas para circulação em um país. A cédula de 10 bani foi emitida para circulação em toda a Romênia.

Se considerássemos os Notgeld, o menor seria o Notgeld alemão de 1/3 pfn de Passau (1920-1), que mede 18 x 18,5 mm.

E aí, o que acharam dessa curiosidade numismática? Deixe sua reação e comentários abaixo.

Fontes:
Biblioteca digital mundial: Bessarábia, o mapa etnográfico;

Guinness World Records: Smallest paper money;

RomanianCoins.org: 1000 lei 1998 (80th anniversary of the Great Union of 1918);

TVR MOLDOVA: Sfatul Ţării - 100 de ani de la înfiinţare;

Wikipedia:
- Banknotes of the Romanian leu;
- Horatiu Dimitriu;
- Battle of the Frontiers;
- Coat of arms of Romania;
- Eastern Front (World War I);
- Participantes da Primeira Guerra Mundial;
- Ferdinand I of Romania;
- Guvernul Ion I.C. Brătianu (4);
- Iași;
- Lista miniștrilor români de finanțe;
- Moldávia;
- Nicolau II da Rússia;