Presente na maioria das cédulas brasileiras, principalmente depois da república, a efígie da república é talvez o rosto mais conhecido pelos brasileiros e eu já me perguntei como seria se ela fosse uma pessoa.

Sempre com seu barrete frígio e nas últimas versões com a coroa de louros, ela já apareceu nas nossas cédulas monetárias (ou notas, como alguns chamam) em oito versões diferentes, sempre buscando acompanhar o padrão de design na época.

Nas moedas do cruzeiro, já sabemos que a atriz brasileira Tônia Carrero já foi inspiração para a famosa mulher do dinheiro, conforme você pode ler nesse artigo.

Mas, e nas cédulas? Como ela seria se fosse uma pessoa de verdade?

Essa minha dúvida foi respondida pelo artista Robson Lami que usou uma técnica chamada "humanização de desenhos" que basicamente manipula imagens digitais para transformar desenhos em pessoas.

No vídeo abaixo, que mostra todo o processo em velocidade acelerada, porque é um trabalho muito demorado e que demanda muito conhecimento em softwares de manipulação de imagens.

O resultado ficou incrível e responde bem a minha dúvida, e talvez a de vocês, de como seria a efígie da república se fosse uma pessoa.

Vídeo do processo de humanização do desenho da efígie da república por Robson Lami

E se você não pode assistir o vídeo agora, veja abaixo como ficou o resultado e deixe nos comentários o que você achou.

Como seria a efígie da república se fosse uma pessoa - Imagem de Robson Lami

Ah, não esqueça de deixar um Like no vídeo do Robson e se você gostar do trabalho dele, inscrever no canal.