O período entre guerras da Alemanha (1919 - 1933), conhecido como Republica de Weimar é mais lembrado pela hiperinflação, que teve seu ápice em 1923.

Ao final da primeira guerra mundial a Alemanha se via destruída e com enormes reparações a serem pagas por causa das sanções impostas pelo Tratado de Versalhes.

Antes mesmo da guerra acabar o Marco de ouro alemão havia sofrido grande perda de poder de compra e poder real, pois para suprir as necessidades da Primeira Guerra o Governo Alemão pediu empréstimos ao Banco Central e este simplesmente imprimiu dinheiro de papel.

Após esta perda inicial no valor e ao fim da Guerra a Alemanha para conseguir honrar suas dívidas começou a emitir papel moeda de maneira alucinante para conseguir comprar moedas mais fortes e pagar as reparações impostas a ela.

Porém, o que acontece quando se começa a emitir muito papel moeda é que a inflação começa a aparecer junto. Entre o inicio de 1922 e final de 1923 a inflação acumulada na Alemanha já chegava a um bilhão por cento.

Por causa desta inflação galopante muitas histórias daquela época foram criadas, mas muitas delas eram verdades. Algumas destas histórias diziam que as pessoas preferiam queimar o dinheiro para se aquecer do que queimar a lenha.

Uma mulher usa cédulas para acender seu fogão.

Os bolos de notas de Marco serviam para construir enormes castelos de notas nas brincadeiras das crianças.

As crianças usam maços de cédulas como blocos de construção.

Outra anedota que contam é que as pessoas iam pegar seus salários com malas de viagem e uma vez um funcionário por descuido esqueceu suas malas com o dinheiro dentro e quando voltou percebeu que haviam roubado as malas, mas haviam deixado o dinheiro.

A Hiperinflação que era de 21% ao dia e fazia os preços duplicarem a cada 3 dias também fez aparecerem notas e moedas com valores estratosféricos, que chegam a ser bizarros. Como por exemplo as moedas de 1 Bilhão de Marcos ou 50 Milhões de Marco.

A nota de 100 trilhões de marcos. Crédito da foto: National Numismatic Collection, National Museum of American History
Moeda de 1/2 Milhão de Marcos. Crédito da foto: http://www.muenzkatalog-online.de/

A Alemanha só conseguiu resolver o problema da hiperinflação quando ela atrelou o “Marco” as terras agrícolas.

A nova moeda foi chamada de Rentenmark, com isso os preços se estabilizaram e os credores da Alemanha aceitaram renegociar as dívidas de guerra.

Moeda 5 RentenPfennig. Crédito da foto: kuenker.de

Foi a humilhação pela perda da primeira guerra, passando pela hiperinflação e posteriormente a alta taxa de desemprego que chegou a 44%  que geraram em 1933 o cenário perfeito para o partido Nazista assumir o poder na Alemanha.

Fontes:

Hiperinflação na República de Weimar - Wikipédia

República de Weimar - Wikipédia

Como se resolveram os 5 maiores episódios de hiperinflação da história - BBC

Kleiner Deutscher Münzkatalog, 2021, Von 1871 Bis Heute, Battenberg, Günter Schön / Gerhard Schön