O Carimbo de Piratini ou Carimbo da República de Piratini foi uma contramarca punçada em moedas de cobre e prata nos anos 40 e 50 do século XIX para circulação nas regiões ocupadas pelo movimento revolucionário separatista do Rio Grande do Sul, conhecido popularmente como Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos.

Um pouco da história da Revolução Farroupilha

Em 1835 teve início no Rio Grande do Sul um movimento revolucionário separatista conhecido popularmente como Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha.

Os revolucionários, insatisfeitos com a política imperial, pretendiam instaurar o regime republicano, o que de fato aconteceu em 1836, sendo Bento Gonçalves Ribeiro da Silva eleito Presidente.

A guerra durou até 1845, quando o Barão (futuro Duque) de Caxias, comandando as tropas legais, impôs a rendição.

As moedas da República de Piratini

Durante os nove anos de existência da República de Piratini, as moedas que circularam nas regiões ocupadas pelos republicanos, de prata e de cobre, receberam um carimbo próprio, que chegou a ser aplicado também nos pesos espanhóis (8 reales) e em algumas moedas da República Argentina.

O carimbo havia sido criado no Uruguai, e se destinava originalmente a carimbar as moedas que serviam de pagamento aos gaúchos daquele país, que lutavam ao lado dos revolucionários.

O carimbo é de forma oval, com duas mãos dadas sobre uma espada de ponta para cima e sobre ela um barrete frígio irradiado.

Esses símbolos foram inspirados nas armas das Repúblicas do Prata, o que mostra o grau de afinidade cultural entre aquelas Províncias. À esquerda e à direita da espada, a data abreviada, 20-7BRE 1835, início da revolução.

Conforme Kurt Prober (L, pág. 129) em maioria esses carimbos são falsos, sendo legítimos os com carimbo pequeno, sem legendas, e com espada curva.

Carimbo de Piratini sobre moedas de cobre de 20 réis, 40 réis e 80 réis

Moedas catalogadas

Catalogamos somente as peças em que o carimbo foi aplicado sobre moedas de cobre do Império, e com o carimbo suposto legítimo.

Para reconhecimento dos leitores apresentamos três carimbos, uma moeda com o carimbo acima relacionado, outra com o carimbo em cima da espada a data 1835 e embaixo a palavra PIRATINI e outra sem inscrições mas com a espada reta.

Balastracas da República de Piratini

Entre as peças monetárias ligadas à República de Piratini, devem ser mencionadas à parte as balastracas, que são pedaços de moedas, geralmente de prata boliviana ou peruana, carimbadas nos valores de 100, 200 e 400 réis.

São de formatos irregulares; a linha de corte é lisa, dentada ou ondulada; o corte era executado manualmente em metade ou quarto de moedas e raramente com tamanho e pesos uniformes.

Balastraca de 200 réis sobre moeda de 4 reales de 1812 (Sevilha)

Seu aparecimento não parece ter sido resultado de decisão oficial, mas sim de uma necessidade local de moedas de valor fracionário.

Fonte:

Artigo retirado da segunda edição do livro "As Moedas do Brasil - Desde o Reino Unido (1818 - 2000)" de Eugenio Vergara Caffarelli, páginas 108 e 109.