Colecionar moedas é uma atividade que tem sido apreciada por muitas pessoas por milhares de anos. Embora não tenha sido documentado, é seguro afirmar que os primeiros colecionadores de moedas começaram ao mesmo tempo que as moedas foram cunhadas, durante o Reino Lídio da Idade do Ferro.

Ao longo dos anos, o ato de colecionar moedas foi chamada de "Hobby dos Reis" porque somente reis podiam se dar ao luxo de colecionar moedas raras. Hoje em dia, ela se tornou o "Rei dos Hobbies", pois qualquer um pode se dar ao luxo de colecionar moedas.

Colecionar moedas é um hobby que pode durar uma vida inteira, pois sempre existem novas moedas para serem colecionadas. Além disso, há tantas maneiras de colecionar moedas quanto há colecionadores. As possibilidades são infinitas.

O hobby de colecionar moedas alcançou seu auge nos Estados Unidos na década de 1950 e 1960. Haviam loja de moedas em todos os lugares. O mercado de coleção de moedas caiu na década de 1980 e 1990 devido à recessão econômica, ao surgimento dos dispositivos de alta tecnologia e jogos de videogame que passaram a ocupar o tempo das pessoas.

Hoje, existem uma grande variedade de maneiras de obter e colecionar moedas. Existe um consenso comum nos Estados Unidos que estima estima que mais de 140 milhões de pessoas colecionaram as 50 moedas da série dos estados americanos.

É um fato pouco conhecido também que até mesmo celebridades colecionam moedas. Atores como Buddy Ebsen (2/4/1908 - 6/7/2003), James Earl Jones (17/1/1931), Nicole Kidman (20/6/1967) e Penny Marshall (15/10/1943 - 17/12/2018) são alguns colecionadores de Hollywood.

Até mesmo estrelas esportivas como Wayne Gretzky (26/1/1961), Dennis Rodman (13/5/1961) e Kareem Abdul-Jabbar (16/4/1947) se aventuraram na coleção de moedas.

Para você que chegou até aqui, deixo abaixo seis razões pelas quais você deve começar uma coleção de moedas.

1. Para fazer dinheiro

As coleções de moedas também podem funcionar como um meio para diversificar sua carteira de investimentos. Moedas de ouro e prata raras podem ser compradas de revendedores de moedas confiáveis para adicionar valor à sua gama de investimentos.

Muitos especialistas dirão que as moedas de metal precioso em lingote podem reduzir a quantidade de risco em sua estratégia de investimento. Além disso, se você focou em qualidade e raridade, poderá facilmente liquidar sua coleção de moedas se precisar de dinheiro.

Se você estiver comprando moedas estritamente para obter lucro, precisará se familiarizar muito com o mercado de moedas raras. Como em qualquer mercado, as flutuações na demanda e na quantidade disponível de um determinado tipo de moeda para venda podem afetar dramaticamente os preços.

Além disso, familiarize-se com as moedas que está comprando. Adquira o acesso ao catálogo Collectprime ou faça pesquisas na nossa base de dados online antes de investir em qualquer moeda. Procure por moedas com menores quantidades emitidas e nos melhores estados de conservação. Sempre que possível, escolha moedas certificadas.

2. O prazer do desafio

É de natureza humana que gostemos de ver as coisas chegarem até um fim ou a um objetivo. Isso nos dá uma sensação de satisfação quando podemos ver uma tarefa concluída ou um objetivo alcançado.

Os colecionadores de moedas bem-sucedidos começam estabelecendo um objetivo do que querem colecionar. Às vezes, é o desafiante e o "prazer da caça" que nos dão satisfação quando encontramos a moeda perfeita para nossas coleções.

A satisfação também pode ser obtida ao encontrar uma moeda valiosa em um troco ou em uma compra despretenciosa. Por fim, o orgulho de possuir uma coleção de moedas valiosas é um dos maiores benefícios de colecionar moedas.

3. Beleza e arte

O design de cada moeda começa nas habilidosas mãos de um artista. Embora muitos tipos diferentes de artistas possam projetar moedas, os melhores artistas são aqueles que dominam as técnicas de esculpir em baixo relevo.

A maioria dos numismatas concordam, pelo menos os americanos, que a moeda dos Estados Unidos mais bonita já feita foi o double eagle de Saint-Gaudens, cunhado entre 1907 e 1933. Outras obras-primas incluem o centavo de Lincoln de Victor David Brenner, o quarto e meio eagles de cabeça indígena de Bella Lyon Pratt, esculturado em relevo sumido, e o Una e o Leão de William Wyon em uma moeda de ouro de £5 britânica.

Na verdade, as coleções de moedas são, na verdade, coleções de arte. O dono de uma coleção de moedas cuidadosamente montada gostará de exibir suas preciosas obras de arte com orgulho.

4. História e educação

Quase todas as moedas apresentam algum elemento histórico. Pode ser a vitória de uma antiga guerra imortalizada em uma moeda romana antiga, a coroação de um rei ou rainha em uma moeda medieval ou uma moeda comemorativa circulando que mostra as modalidades olímpicas das olimpíadas.

Moedas coloniais cunhadas no Brasil, ou em qualquer outro país, são peças reais da história que você pode segurar em suas mãos. O dia que você entender, por exemplo, a história por trás de moedas como os 960 réis, moedas emergenciais ou emitidas em períodos revolucionários, você entenderá sobre o que estou falando.

O mesmo pode ser dito para as moedas pilhadas por piratas e moedas recuperadas de naufrágios de séculos passados.

Mesmo moedas de circulação comum disponíveis no troco de vários países apresentam em si aspectos da história e cultura de seus países representados.

5. Deixar um Legado

Uma coleção de moedas planejada cuidadosamente, bem conservada e impulsionada por moedas de investimento pode se tornar um valioso legado para seus herdeiros.

Embora muito poucas pessoas fiquem ricas da noite para o dia colecionando moedas, estratégias de investimento bem planejadas e bem pensadas em moedas raras e valiosas podem aumentar riqueza com o tempo.

Tome o tempo para incentivar seus filhos ou netos a se interessarem por colecionar moedas. A maioria das crianças perderá o interesse nas suas coleções de moedas durante sua adolescência, mas pode voltar à elas anos depois.

Daqui há alguns anos, seus filhos e netos poderão olhar para trás para o seu legado capturado em sua coleção de moedas e sentir orgulho do que você deixou. Eles podem até lembrar de ter adquirido uma moeda especial de você ou de ter participado de alguma feira ou evento de colecionador com você.

6. Relaxamento e alívio do estresse

Montar uma coleção de moedas e estudar as origens de uma determinada moeda pode tirar a sua mente do estresse e das pressões que você experimenta durante o dia.

As moedas são fáceis de colecionar e podem ser obtidas diretamente no troco em seu bolso, em uma loja de moedas favorita, em uma feira de colecionadores ou através da internet.

Também há clubes de moedas em todo o país que podem adicionar interação social à sua jornada de colecionador. Começar é fácil, independente do seu orçamnentio para um colecionador em qualquer orçamento.

Conclusão

Colecionar moedas é um passatempo que pode durar toda a vida, pois sempre há novas moedas para colecionar. Além disso, existem muitas maneiras de colecionar moedas, as possibilidades são infinitas. As coleções de moedas chegaram ao seu auge nos Estados Unidos nos anos 1950 e 1960, com lojas de moedas quase em todos os cantos. Hoje em dia, existem inúmeras maneiras de obter e colecionar moedas.

Há seis razões principais para começar a colecionar moedas:

  1. A coleção de moedas pode também servir como instrumento de investimento para diversificar seu portfólio.
  2. A coleção de moedas é um desafio que pode satisfazer o seu sentimento de realização.
  3. A beleza e a arte das moedas são realmente impressionantes e merecem ser destacadas.
  4. A coleção de moedas também é uma forma de obter conhecimento e educação sobre a história do mundo.
  5. Uma coleção de moedas bem planejada pode ser um valioso legado para seus herdeiros.
  6. A coleção de moedas também pode ser relaxante e terapêutica.

Embora a coleção de moedas possa ser lucrativa, é importante estar familiarizado com o mercado de moedas raras antes de começar a investir. Os preços podem flutuar com a demanda e a oferta de moedas disponíveis. Por fim, é importante começar a coleção de moedas com o orçamento certo.

Portanto, a coleção de moedas é uma atividade divertida, interessante e educacional que pode durar toda a vida. É um passatempo que todos podem começar, desde o grande investidor até o colecionador inexperiente. A coleção de moedas é uma ótima maneira de começar a se aventurar no fascinante mundo do numismática.

Se você está à procura de um hobby novo e interessante, considere começar a colecionar moedas. Esta atividade milenar pode fornecer diversão, educação e, até mesmo, lucro.