Você conhecerá agora 10 moedas raras mais valiosas do mundo, os valores das moedas, a história das moeda e o que as fazem tão raras no mundo dos colecionadores.

São verdadeiras joias do mundo numismático e além de serem as moedas mais caras do mundo (com valores de negociação públicos), são cheias de histórias incríveis. Ficou curioso? Siga conosco nesse artigo.

Moedas raras: como medir os valores?

Existem diversas maneiras para se mensurar valores de diferentes coisas, mas a melhor maneira de determinar o valor para moedas é pesquisar sobre os valores oficiais pagos pela moeda em questão em leilões e vendas diretas com valor público.

É assim que empresas que vendem preçários fazem as pesquisas para determinar se uma moeda aumentou o valor de mercado ou diminuiu o valor de mercado de uma edição para outra de seus livros.

Algumas moedas são únicas, e ficam guardadas em museus, cofres e coleções privadas, nunca estarão disponíveis para venda ao público em geral.

Valor de moedas antigas: 10 dicas antes de perguntar a alguém
Antes de perguntar a alguém o valor de moedas antigas que você tem ou encontrou em algum lugar, recomendamos a leitura desse artigo, tanto para não ser enganado, quanto para não ser inconveniente ou frustrado.

Uma vez que estas moedas são consideradas "inestimáveis", elas não estão incluídas nesta lista das moedas mais valiosas do mundo, pelo simples motivo de não haver valor de uma venda oficial registrado e público, ou seja, elas não foram negociadas.

O que torna uma moeda rara?

Na maioria das vezes, os fatores abaixo fazem as moedas serem consideradas moedas raras:

  1. Valor histórico: quando a moeda é emitida em um período histórico, como uma troca de governo, um governo temporário, para circulação em períodos de guerra, para comemorar alguém que cancela a emissão, etc.
  2. Quantidade emitida: quando poucas unidades da moeda é emitida, abaixo de 1.000 exemplares já são consideradas moedas raras.
  3. Erro de cunhagem: quando em algum momento do processo de fabricação (cunhagem), acontece algum erro e o lote de moedas passa pelo processo de qualidade, chegando errado no mercado.
  4. Moeda feita para ser rara: quando as casas da moeda emite moedas para propósito específico e em pequenas quantidades.

Moeda feita para ser rara

Ocasionalmente, as Casas da Moedas fazem ações de marketing e emitem moedas extremamente incomuns, as quais nunca serão vendidas. Por exemplo, a moeda australiana de ouro 1 Tonne Gold Kangaroo feita pela Perth Mint na Austrália em 2011 que pesa nada mais que 1 tonelada de ouro.

Após uma turnê publicitária na Europa, a moeda está agora em exposição permanente na exposição The Mint's Gold da Perth Mint.

O Canadá também fez moedas de ouro extremamente grandes, principalmente para publicidade, mas vendeu cinco delas para alguns investidores e colecionadores.

10 moedas raras mais valiosas do mundo

Vamos ao que interessa, conhecer as 10 moedas raras mais valiosas do mundo. Na nossa lista estão apenas moedas que foram negociadas publicamente, em leilões ou vendas públicas, por exemplo, estão listadas.

Muitas vezes é impossível verificar as moedas que foram vendidas via negociação privada e, portanto, a maioria não estão incluídas nesta lista das 10 moedas mais raras e valiosas do mundo.

Todos os preços listados são em dólares americanos e incluem todas as taxas de leilão e comissões que a casa de leilões cobrou do comprador.

Mas, vamos ao que interessa, vejamos a lista das 10 moedas mais raras e valiosas do mundo:

1. 1 Silver Dollar Flowing Hair de 1794 (MS66) (Cardinal Collection Educational Foundation)

1 Silver Dollar Flowing Hair de 1794 (MS66) (Cardinal Collection Educational Foundation)

Moeda mais valiosa do mundo

Valor alcançado $10,016,875
Vendida em 24/01/2013
Quem vendeu Stack’s Bowers Galleries
Estado de Conservação Specimen-66 (PCGS)
Apelido de espécimem Unique Superb Gem Specimen

Vendida pela empresa de leilões Stack's Bowers na New York Americana Sale de janeiro de 2013, a nossa moeda campeã bateu o recorde mundial para a venda de uma única moeda.

Os estudiosos numismatas acreditam que foi o primeiro dólar de prata cunhado pelos Estados Unidos. A Casa da Moeda dos Estados Unidos abriu pela primeira vez em 1792 e cunhou apenas moedas de cobre e algumas moedas padrão em seus dois primeiros anos.

Moeda mais cara do mundo já vendida em um leilão
Conheça a história da moeda mais cara do mundo já vendida em um leilão. Uma moeda rara com uma história incrível que todo colecionador e numismata precisa conhecer.

Colecionadores de moedas preservaram esse exemplar primitivo em seu estado de conservação original, desde que foi cunhado há mais de 220 anos atrás. Quem é numismata sabe que não é muito comum encontrar uma moeda tão velha e em tão perfeito estado de conservação.

De toda a população conhecida de dólares de prata de 1794, este é o único exemplar a exibir os reflexos e brilhos de cunhagem em seu campo.

Quando a moeda é analisada fora da cápsula, os seus campos brilham com um reflexo profundo como em um espelho, proporcionando um contraste notável com os contornos e detalhes totalmente foscos.

Vários dólares de prata de 1795 têm as marcas de plugs que eram adicionados nas moedas para aumentar seu valor e também mostram marcas de ajuste. Nessa moeda, as marcas de ajuste são leves, mas observadas tanto no anverso quanto no reverso, principalmente ao redor da borda.

O termo “oportunidade única na vida” é visto de vez em quando, mas para essa moeda, é totalmente verdadeiro, de acordo com um comunicado da Stack's Bowers Galleries.

2. 20 dólares Double Eagle de 1933 (única) (Saint-Gaudens) (King Farouk of Egypt)

20 dólares Double Eagle de 1933 (única) (Saint-Gaudens) (King Farouk of Egypt)

2ª moeda mais valiosa do mundo

Valor alcançado $7,590,020
Vendida em 30/07/2002
Quem vendeu Bowers & Merena Auctions and Sotheby's
Apelido de espécimem Saint-Gaudens / King Farouk of Egypt

Em 1933, os Estados Unidos cunharam em torno de 500.000 moedas de ouro com valor facial de 20 dólares.

O presidente Roosevelt emitiu uma ordem executiva retirando de circulação do público geral todas as moedas de ouro e ordenou que a Casa da Moeda Americana derretesse todas as moedas de 20 dólares que estavam em sua posse.

De alguma forma, algumas dessas moedas de 20 dólares de ouro de 1933 sumiram dos cofres da Casa da Moeda, embora oficialmente nunca tenham sido emitidas.

Atualmente essas moedas são ilegais e todas moedas foram confiscadas pelo Governo Americano.

Bem, exceto uma! Originalmente de propriedade do rei Farouk do Egito, um dos exemplares não foi confiscado.

Depois de uma longa batalha legal, a Casa da Moeda e o proprietário da moeda chegaram a um acordo de vender a moeda e dividir o valor.

O comprador teve que pagar um adicional de 20 dólares para a Casa da Moeda, a fim de restituir aos cofres públicos o valor facial da moeda e ela deixar de ser ilegal.

3. 15 dólares Brasher Doubloon de 1787 (AU50) (New York Style) (EB on Breast)

15 dólares Brasher Doubloon de 1787 (AU50) (New York Style) (EB on Breast)

3ª moeda mais valiosa do mundo

Valor alcançado $7,395,000
Vendida em 12/2011
Quem vendeu Blanchard and Company
Estado de Conservação AU-50
Apelido de espécimem Brasher Doubloon EB on Breast

Embora essa moeda tenha sido vendida em um leilão,  Blanchard and Company a adquiriu para sua coleção privada por mais de US $ 7.000.000.

Ao contrário do dobrão Brasher anterior de 1787, que tem a contramarca de Ephraim Brasher na asa da águia, esta moeda tem sua marca no peito da águia.

Foi cunhada em 1787 por Ephraim Brasher, ourives e prateiro de Nova York, e na época a moeda tinha o valor de 15 dólares em ouro.

Brasher também é conhecido por cunhar um pequeno número de moedas de ouro que acredita-se que foram destinadas à circulação pública nos Estados Unidos, quando a Casa da Moeda Americana não estava em operação.

4. 1 Silver Dollar Flowing Hair de 1794 (MS66+) (Bolender 1)

1 Silver Dollar Flowing Hair de 1794 (MS66+) (Bolender 1)

4ª moeda mais valiosa do mundo

Valor alcançado $4,993,750
Vendida em 30/09/2015
Quem vendeu Bowers & Merena Auctions
Estado de Conservação MS66+ (Mint State / Flor de Cunho)
Apelido de espécimem Bolender 1

Mais uma vez a coleção de D. Brent Pogue coloca uma moeda na nossa lista de 10 moedas mais raras e caras do mundo. Moedas raras, como essas encontradas na coleção de Pogue, vestem confortavelmente seus lauréis de "obras-primas" da numismáticas.

Essas moedas de 1 dólar de 1794 são os melhores exemplos sobreviventes da arte de cunhar relíquias históricas dos primórdios da república americana.

Elas são as moedas dos primeiros anos da Casa da Moeda dos Estados Unidos, evidência evidente dos primeiros passos de uma economia americana independente que, dentro de um século e meio depois, dominaria o comércio mundial.

Cada Centavo e Meio Dólar da década de 1790 era como um pequeno animal assustado, um grão de mostarda, o começo de um sistema que cresceria em proporções inimagináveis ​​para os homens que conceberam e cunharam esses pedaços de cobre, prata e ouro que são negociados tão caros.

Essa é a joia da coroa das antigas moedas americanas e aquela cuja importância histórica mundial é tão evidente que não é necessário ser um colecionador nem um historiador para apreciá-la: esse é o primeiro dólar americano.

A posição de hegemonia que o dólar americano detém em todo o mundo é inigualável, sua primazia entre as moedas mundiais é inquestionável.

Depois do denário de Roma, que foi a moeda mais importante, do reino da Muralha de Adriano ao subcontinente indiano, nenhum outro meio de troca foi tão vitalmente importante quanto o dólar que iniciou com essa moeda.

O que poderia simbolizar melhor a infância de uma das moedas mais importantes que o mundo já conheceu do que uma extraordinária sobrevivente do ano de seu nascimento?

5. 15 dólares Brasher Doubloon de 1787 (MS63) (EB on Wing)

as-10-moedas-mais-raras-e-valiosas-do-mundo-04-1787-brasher-doubloon-EB-on-wing-collectgram-v1-OT
15 dólares Brasher Doubloon de 1787 (MS63) (EB on Wing)

5ª moeda mais valiosa do mundo

Valor alcançado $4,582,500
Vendida em 09/01/2014
Quem vendeu Heritage Auctions (Dallas/Texas)
Estado de Conservação MS-63 (NGC)
Apelido de espécimem Brasher Doubloon EB on Wing

Ephraim Brasher era um ourives e prateiro na região da cidade de Nova York no final do século XVIII.

Como a Casa da Moeda dos Estados Unidos ainda não estava operacional, as colônias resolveram cunhar suas próprias moedas. Empreendedores privados, como Brasher, cunharam algumas dessas moedas.

Muitos numismatas, incluindo alguns expoentes como Henry Chapman e Q. David Bowers, reconhecem o Dobrão Brasher (Doubloon Brasher) como a moeda mais importante do mundo.

Brasher criou seu tipo de dobrão para Nova York em 1787 e as especificações para essa moeda foi quase idêntica aos dobrões de Lima e muito parecidas às primeiras moedas espanholas do mesmo período.

6. 5 Cents Liberty Nickel de 1913 (Proof-66) (William Morton-Smith - Louis E. Eliasberg)

5 Cents Liberty Nickel de 1913 (Proof-66) (William Morton-Smith - Louis E. Eliasberg)

6ª moeda mais valiosa do mundo

Valor alcançado $4,560,000
Vendida em 15/08/2018
Quem vendeu Bowers & Merena Auctions
Estado de Conservação Proof-66 (PCGS)
Apelido de espécimem William Morton-Smith - Louis E. Eliasberg

Essa foi destaque em vários jornais, noticiários e publicações do meio numismático em 2018 pelo valor alcançado no leilão de agosto de 2018.

De longe o melhor exemplar de apenas 5 moedas, das quais 2 estão em museus. O espécime do Dr. William Morton-Smith/Louis E. Eliasberg é a "Senhora Moeda" de qualquer coleção.

A moeda tem o brilho de cunhagem em sua superfície e é o único exemplar com essa característica.

Este níquel (5 cents) Liberty Head de 1913 tem sido muito aclamado, visto por muitas pessoas e apresentado em muitas exibições, mais que qualquer outro exemplar.

Escrevendo sobre esta moeda, em 1956, com parte de sua apresentação no livreto do programa de sua coleção, Louis E. Eliasberg fez a seguinte notação:

Aparentemente, apenas cinco exemplares desse tipo de Liberty Head foram cunhados em 1913. Este é considerado o exemplar com as melhores características de cunhagem.

Das cinco peças cunhadas, a moeda Olsen (a nº 4) é considerada a segunda mais bem conservada, com superfícies com brilho de cunhagem (não reflexivas). Ao longo dos anos, ela foi reclassificada de MS-60 para Proof-64.

Talvez o exemplar dessa moeda de propriedade do Smithsonian (a nº 3) seja a segunda melhor, como Eric P. Newman considerou quando a possuía, seguida pela moeda de Walton (nº 2), e depois, bem mais desgastada por circulação, a moeda de McDermott (a nº 5), atualmente peça de exibição do museu da American Numismatic Association em Colorado Springs.

7. 1 Silver Dollar Draped Bust de 1804 (PROOF-68) (Class I Original) (The Sultan of Muscat)

1 Silver Dollar Draped Bust de 1804 (PROOF-68) (Class I Original) (The Sultan of Muscat)

7ª moeda mais valiosa do mundo

Valor alcançado $4,140,000
Vendida em 30/08/1999
Quem vendeu Bowers & Merena Auctions
Estado de Conservação Proof-68 (PCGS)
Apelido de espécimem The Sultan of Muscat

Este exemplar do "Rei das moedas americanas", o dólar de prata de 1804, é o que tem melhor estado de conservação conhecido e é graduado como Proof-68 pela Professional Coin Grading Service (PCGS).

Quando esta moeda foi vendida em agosto de 1999, tornou-se moeda mais valiosa do mundo até aquela data. Ela bateu com facilidade o recorde anterior (outro Silver Dollar de 1804) por mais de duas vezes.

Alguns proprietários anteriores incluíram: O sultão de Muscat, C. A. Watters, Henry Chapman, Virgil Brand, Charles and Ruth Green, Charles Frederick Childs e a família Pogue.

Em maio de 2016 esta mais fina peça do dólar de prata de 1804, originalmente comprada pelo sultão de Muscat em 1835 e, em seguida, pela coleção da família Childs que ficou com ela por mais de 50 anos, foi mais uma vez colocada em leilão por D. Brent Pogue.

A oferta de US $ 10,575,000 (dez milhões e quinhentos e setenta e cinco dólares), o maior valor já oferecido por uma moeda, foi dada por telefone por este dólar de prata de 1804 de busto drapeado, mas não conseguiu alcançar o preço de reserva do proprietário, segundo informado pela casa de leilões Sotheby.

8. 1 Million Dollar Maple Leaf Canadense de 2007 (PROOF) (100 Kilo Gold)

8ª moeda mais valiosa do mundo

Valor alcançado $4,020,000
Vendida em 06/2010
Quem vendeu Dorotheum Auction House (Vienna/Austria)
Estado de Conservação Proof
Apelido de espécimem 1 Million Dollar Maple Leaf

Em 2007, a Royal Canadian Mint produziu sua primeira moeda de milhões de dólares do mundo. A moeda mede 50 cm de diâmetro (20 polegadas), 3 cm de espessura (1,2 polegadas) e contém 100 kg de puro ouro 99,999% (220 libras ou 3.215 onças Troia).

A ideia para a moeda foi originalmente concebida como uma peça principal para promover a nova linha de moedas bullion de Maple Leaf de ouro com pureza de 99.999% da Royal Canadian Mint.

Até o momento, cinco dessas majestosas moedas de ouro foram compradas por investidores ao redor do mundo. A última moeda foi vendia em um leilão público por 3,27 milhões de euros (US $ 4,02 milhões) pela casa de leilões Dorotheum em Viena.

9. 5 Cents Liberty Nickel de 1913 (PF-64) (Hawaii Five-O Star)

5 Cents Liberty Nickel de 1913 (PF-64) (Hawaii Five-O Star)

9ª moeda mais valiosa do mundo

Valor alcançado $3,290,000
Vendida em 10/01/2014
Quem vendeu Heritage Auctions (Dallas/Texas)
Estado de Conservação PF-64 (NGC)
Apelido de espécimem Hawaii Five-O Star

Essa é uma moeda parecida com a nossa 6ª colocada na lista das 10 moedas mais raras e valiosas do mundo, mas um detalhe é que essa perdeu posições ao longo dos anos.

Inicialmente essa moeda foi vendida por US $ 3,737,500 pela Heritage Auctions em janeiro de 2010, mas como pode ver no resultado desse leilão, 4 anos depois, o proprietário teve uma perda de US $ 447,500, fazendo a moeda perder posições.

Ela é chamada de Hawaii Five-O Star porque estrelou em um dos episódios da série de televisão Hawaii Five-O na década de 70, um detalhe que parece não ter ajudado na valorização da moeda.

Durante as filmagens, ela foi usada nas cenas de close-up, quando queriam mostrar algum detalhe da mesma, mas durante as cenas de ação, quando detalhes como a data não eram tão importantes, os produtores utilizaram uma moeda Liberty Head comum.

Nem precisa dizer que eles usaram esse artifício porque não queriam correr o risco de danificar essa raridade numismática milionária.

10. 1 Silver Dollar Draped Bust de 1804 (PROOF-65) (Class I Original) (James V. Dexter)

1 Silver Dollar Draped Bust de 1804 (PROOF-65) (Class I Original) (James V. Dexter)

10ª moeda mais valiosa do mundo

Valor alcançado $3,290,000
Vendida em 31/03/2017
Quem vendeu Bowers & Merena Auctions and Sotheby's
Estado de Conservação Proof-65 (PCGS)
Apelido de espécimem James V. Dexter

Essa moeda foi negociada no mesmo valor da nossa 9ª colocada na lista de 10 moedas mais valiosas e raras do mundo, mas como foi negociada em 2017, entra por último na lista.

Silver Dollars de 1804 são considerados os "Reis das moedas americanas" e esse exemplar que ocupa a nossa 10ª posição foi leiloado como parte do leilão da coleção de moedas D. Brent Pogue, organizado conjuntamente pela Stack's Bowers Galleries e pela Sotheby's ao longo de 2 anos e meio.

Essa moeda tem um pequeno "D" punçado na nuvem abaixo do "O" de "OF" do reverso da moeda, indicando que entre seus passeios nas mãos de numismatas, ela pertenceu a James V. Dexter, um rico numismatista que o possuiu por 14 anos no final do século XIX.

Achou que é muito dinheiro por uma única moeda? Imagine só, foram 2 anos e meio, duas das maiores casas de leilões trabalhando para dar conta de toda a coleção de D. Brent Pogue.

A coleção inteira arrecadou US $ 108,204,820 (cento e oito milhões, duzentos e quatro mil e oitocentos e vinte dólares) separados em 5 leilões que continham, ainda, um outro exemplar de Silver Dollar de 1804 denominado de "The Sultan of Muscat-Watters-Brand-Childs-Pogue".

Essa moeda é a nossa 7ª colocada, considerada o melhor espécime conhecido desse tipo de moeda, foi colocado em leilão em 24 de maio de 2016 e recebeu um lance de US $ 10,8 milhões de dólares, considerado baixo para arrematar a moeda.

Existem apenas 15 espécimes autênticos conhecidos desse tipo de moeda, que foram cunhados em três momentos diferentes. A classificação das quinze moedas é dividida em três:

  • Classe I: Cunho original;
  • Classe II: Primeiro recunho;
  • Classe III: "Segundo Recunho".

Independente de suas classificações, essas moedas sempre batem recordes quando vão a leilão.

E aí, gostou do nosso ranking das 10 moedas mais raras e valiosas do mundo? Deixe sua opinião nos comentários.

Considerações finais

Uma coisa que o amigo colecionador pode se perguntar após ver essa lista de raridade é: mas Plínio, não tem moedas de outros países ou do Brasil?

A resposta para essa pergunta é "Não!": a maioria das moedas da lista são americanas, porque nos estados unidos a numismática é muito fomentada e valorizada, lá eles enxergam a numismática e o colecionismo de forma geral como uma forma de investimento e por isso algumas peças de sua numária alcançam altos valores em leilões ou em vendas privadas.

Isso é um exemplo de como a numismática brasileira pode evoluir, profissionalizar, especializar e onde podemos chegar a nível de valorização de peças, porque convenhamos, a nossa numária é muito mais bonita e interessante, não é mesmo?.