O selo do Centenário do América Futebol Clube é um selo da série com temática futebol chamada "Rumo à Copa 2014" e homenageia o recordista brasileiro de títulos estaduais consecutivos de 1916 a 1925.

Selo do centenário do América Futebol Clube

O selo divulga a logomarca do centenário do América Futebol Clube/MG, disposta ao centro, sobre o fundo verde, tendo, no canto superior direito, a representação de sua mascote, o coelho.

Carimbo de 1º dia de circulação do selo do Centenário do América Futebol Clube

Para ressaltar os detalhes em amarelo, inclusive o número 100, foi aplicada a cor em tons de dourado. Técnica utilizada: computação gráfica.

Informações técnicas do selo do Centenário do América Futebol Clube
Edital nº 5/2012
Arte André Rios / ACE
Processo de Impressão ofsete
Papel Couchê gomado
Folha Com 30 selos
Valor facial 1º porte carta comercial
Tiragem 300.000 selos
Área do desenho 25 x 35 mm
Dimensão do selo 30 x 40 mm
Picotagem 12 x 11,5
Data de emissão 30/04/2012
Local de lançamento Belo Horizonte-MG
Impressão Casa da Moeda do Brasil
Prazo comercialização pela ECT Até 31/12/2015
Cód. de comercialização 852009224

História do América Futebol Clube

O América Futebol Clube foi fundado por garotos da elite mineira, estudantes do Gymnasium Anglo Mineiro, que tinham entre 13 e 14 anos de idade, e disputavam jogos com meninos da mesma faixa etária.

A fundação do clube se deu no dia 30 de abril de 1912, sendo que o nome e as cores foram escolhidos por sorteio, nos porões da casa de Adhemar Meira, secretário, escolhido pelo primeiro presidente, Afonso Silviano Brandão.

Em setembro de 1913, o clube Minas Gerais findou-se, e o prefeito de Belo Horizonte, que também era prefeito de honra dos dois clubes, decidiu ceder para o América o patrimônio do time extinto.

Na mesma época, devido a desentendimento acontecido no Atlético Mineiro, os seus ex-presidentes, além de três de seus fundadores, se afastaram e pediram sua inscrição nos quadros do América.

Tal fato provocou mudança radical, pois os estatutos foram modificados para que o América se tornasse um time de adultos. O América decidiu substituir seus calções brancos por calções negros, em homenagem aos seus novos membros, permanecendo as cores verde e branco nas camisas.

As cores, apesar de permanecerem as mesmas nos dias atuais, passaram por alteração em um momento específico. Em 1933, por se oporem à profissionalização do clube, seus membros decidiram trocar as cores da camisa por vermelho e branco. Tal situação perdurou até 1943, quando o profissionalismo finalmente foi aceito.

O América se destaca por ser um dos mais importantes do seu estado e por ter ganho diversos prêmios ao longo de sua história. Como marco inicial, podemos citar a série de títulos conquistados em sequência — o deca campeonato, entre 1916 e 1925. Graças a eles, o América começou a escrever sua história no futebol mundial com a maior série de títulos adquiridos consecutivamente.

Em 1948, o clube conquistou o Campeonato Mineiro e o Torneio Quadrangular, que reunia outros gigantes como o Vasco da Gama, campeão sul-americano no mesmo ano; o São Paulo, campeão paulista, e o Atlético, campeão mineiro de 1947.

Esta conquista aconteceu quando da inauguração do Estádio da Alameda. Em 1957, conquistou a Tríplice Coroa, englobando os títulos juvenil, aspirante e profissional. Já em 1971, ganhou o Campeonato Estadual de forma invicta.

Em 1993, conquistou o título estadual, mas o grande destaque dos anos 1990 foi a conquista do Campeonato Brasileiro (Série B).

Dentre as conquistas recentes, valem ser destacadas:

  1. Copa Sul- Minas, em 2000;
  2. Campeonato Mineiro, em 2001;
  3. Taça MG, em 2005;
  4. Campeonato Mineiro Módulo II, em 2008;
  5. Campeonato Brasileiro da Série C em 2009;
  6. Participação na Série B, em 2010;
  7. Participação na Série A em 2011
  8. Além da conquista do Campeonato Brasileiro Sub-20.

Possui vasto patrimônio, destacando-se o Estádio Independência, a sede social e os centros de treinamentos Lanna Drumond e Santa Luzia.

Com a emissão do selo, os Correios homenageiam e divulgam a criação do América Futebol Clube, bem como a luta pelas suas conquistas, ao mesmo tempo em que registram sua importância no futebol brasileiro.

Fonte:
Edital de emissão do selo, texto de Afonso Celso Raso Presidente de Honra do América Futebol Clube.

Onde comprar

Os produtos podem ser adquiridos nos seguintes locais:

Loja virtual dos Correios: https://correios.com.br/correiosonline
Agência de Vendas a Distância: Av. Presidente Vargas, 3.077 - 23º andar, 20210-973 - Rio de Janeiro/ RJ
Telefones: (21) 2503-8095 / (21) 2503-8096
E-mail: centralvendas@correios.com.br

Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito Visa ou Mastercard.