Por meio dessa emissão, os Correios focalizam a energia eólica, divulgando a potencialidade do Brasil no desenvolvimento de fontes renováveis, bem como o compromisso com a preservação ambiental no contexto do Mercosul.

Selo da energia renovável eólica: série emissão Mercosul

O selo traz, ao fundo, uma representação estilizada de Éolo, deus dos ventos na mitologia grega, que movimenta os diversos aerogeradores posicionados em um campo verde, representando o meio ambiente preservado.

No canto superior direito, como parte do céu, está posicionada a logomarca do Mercosul. Foi utilizada a técnica de computação gráfica.

Carimbo de 1º dia de circulação do selo da energia eólica

O termo eólico é derivado do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega.

Informações técnicas dos selos
Edital nº 9/2012
Arte Adriana Shibata
Processo de Impressão Ofsete folha com 25 selos
Papel Cuchê gomado
Papel Couchê gomado
Valor Facial R$1,85
Tiragem 300.000 Selos
Área de desenho 39mm x21 mm
Dimensões do selo 44mm x 26mm
Picotagem 11 x 11,5
Data de emissão 15/6/2012
Locais de lançamento Porto Alegre-RS, Curitiba-PR,
Fortaleza-CE, Rio de Janeiro-RJ,
Salvador-BA e São Paulo-SP
Impressão Casa da Moeda do Brasil
Prazo de comercialização pela ECT Áte 31 de dezembro de 2015
Código de comercialização 852009232

O Brasil é um dos pioneiros na pesquisa, desenvolvimento e uso de fontes de energia renovável, as quais respondem, atualmente, por mais de 45% da matriz energética, em contraste com a média mundial de 12,9% e com a média nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, de 6,7%.

Além de setores como energia hidrelétrica e bioenergia, em que o País já adquiriu experiência mundialmente reconhecida, começa a despontar também o aproveitamento da energia dos ventos – a energia eólica – como mais uma fonte limpa e renovável no Brasil.

Nos últimos anos, pôde-se observar um rápido crescimento do parque eólico brasileiro. Em setembro de 2003 havia apenas 6 centrais eólicas em operação no País, perfazendo uma capacidade instalada de 22.075 kW.

Ao final de 2010, o parque eólico nacional alcançou 928 MW, representando um crescimento superior a 4.000%. Dentre as fontes renováveis, a energia eólica foi a que mais cresceu em 2010 (50,5%) na geração de eletricidade.

Até 2020, a capacidade instalada deverá ser expandida em mais de 10 vezes, alcançando 11.532 MW, o que representará cerca de 7% da oferta interna de energia elétrica no Brasil.

Além do reduzido impacto ambiental, a energia eólica pode contribuir para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a universalização do atendimento de fornecimento elétrico.

Atua, também, de forma complementar ao sistema hidrelétrico, podendo substituir a geração dessa fonte nos meses de seca. Com o devido aproveitamento da energia eólica no Brasil, o País dá mais um passo em direção à valorização das energias limpas e renováveis, em prol de seu desenvolvimento sustentável.

Fonte:
Edital de emissão do selo, texto da divisão de Recursos Energéticos Novos e Renováveis Ministério das Relações Exteriores.

Onde comprar

Os produtos podem ser adquiridos nos seguintes locais:

Loja virtual dos Correios: https://correios.com.br/correiosonline
Agência de Vendas a Distância: Av. Presidente Vargas, 3.077 - 23º andar, 20210-973 - Rio de Janeiro/ RJ
Telefones: (21) 2503-8095 / (21) 2503-8096
E-mail: centralvendas@correios.com.br

Para pagamento, envie cheque bancário ou vale postal, em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou autorize débito em cartão de crédito Visa ou Mastercard.