O ano de 2019 contará com uma celebração emblemática para a história da música brasileira: em 21 de junho se comemora o centenário de nascimento de Nelson Gonçalves, considerado o dono da mais bela voz do Brasil.

Para comemorar essa data, os Correios do Brasil emitiram um selo comemorativo especial. O selo exibe em primeiro plano, à esquerda, o logo do Centenário de Nelson Gonçalves, apresentando um microfone clássico dos anos 40 e 50, na cor dourada, alusiva ao jubileu, com o nome de Nelson Gonçalves apoiado na palavra "Centenário".

Selo comemorativo ao centenário de nascimento de Nelson Gonçalves

À direita surge a figura imponente do cantor, com microfone na mão, em foto em branco e preto com fundo cinza, de abril de 1989, durante a entrega do "Prêmio Sharp de Música", no Copacabana Palace.

Na base do selo, uma faixa em cinza escuro com o epiteto em caixa alta "A MAIOR VOZ DO BRASIL". A folha dessa emissão, com 20 selos, traz no espaço inferior uma vinheta que reproduz as imagens ampliadas do selo, mostrando o epíteto ao centro, dentro de uma faixa dourada. A arte foi elaborada utilizando fotografia e computação gráfica.

Carimbos de 1º dia de circulação do selo comemorativo ao centenário de nascimento de Nelson Gonçalves
Informações técnicas do selo comemorativo ao centenário do Nascimento de Nelson Gonçalves: a maior voz do Brasil
Edital nº 10/2019
Arte Rock Comunicação
Foto Cristina Granato
Processo de Impressão ofsete
Papel Couchê gomado
Folha Com 20 selos
Valor facial 1º Porte Carta Não Comercial
Tiragem 200.000 selos
Área do desenho 30x40 mm
Dimensão do selo 30x40 mm
Picotagem 12x11,5
Data de emissão 21/06/2019
Locais de lançamento Rio de Janeiro-RJ, Santana do Livramento-RS e São Paulo-SP
Impressão Casa da Moeda do Brasil
Versão Departamento de varejo/Correios
Cód. de comercialização 852012829

Nelson Gonçalves e sua carreira

No século passado, Nelson Gonçalves vendeu mais de 80 milhões de discos - sem mídias sociais! Era o corpo a corpo do artista com o público que construía sua carreira.

Em meados da década de 40, foi reconhecido como "O Rei do Rádio", pois foi nas ondas radiofônicas que Nelson iniciou sua gloriosa escalada para a fama e divulgou seus maiores sucessos.

Antônio Gonçalves Sobral, seu nome de registro, nasceu em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, em 21 de junho de 1919. Mudou-se com seus pais para São Paulo, ainda criança.

O jovem franzino e um pouco gago, conhecido como "metralha", trabalhou como jornaleiro, mecânico, engraxate e lutador, mas carregava uma paixão: a música.

Foi aluno do maestro Bellardi, que o aconselhou a se dedicar à música popular. No final da década de 1930, decide correr atrás da fama artística e embarca para o Rio de Janeiro, onde participou de testes nas principais emissoras de rádio da época sem, no entanto, conquistar algum espaço. Até Ary Barroso o aconselhou a retornar a capital paulista e desistir de seu sonho.

Retornou, então, a São Paulo, e tentou mais alguns contatos, até ser convidado para gravar uma valsa de Orlando Monella e Oswaldo França, "Se Eu Pudesse um Dia". Assim começava sua carreira, com a gravação de seu primeiro disco, em 1941, um 78 RPM com o samba "Sinto-me Bem", de Ataulfo Alves. Mais tarde, fechou contrato com a gravadora RCA Victor e com a rádio Mayrink Veiga.

Na década de 50, além de shows em todo o Brasil, chegou a se apresentar em países como Uruguai, Argentina e Estados Unidos, no Radio City Music Hall.

Na lista de grandes sucessos do artista — único brasileiro a ser agraciado com o Prêmio Nipper, pela gravação do disco "Ainda é Cedo" (1997), premiação também concedida a Elvis Presley —, há canções que se perpetuaram na memória de seus fãs, até os dias atuais, entre elas "Maria Bethânia", "Normalista", "Caminhemos", "Renúncia", "Fica Comigo esta Noite", "Deusa do Asfalto", "Êxtase", "Escultura", "A Volta do Boêmio", entre outras.

Continuou gravando regularmente nos anos 70, 80 e 90, reafirmando a posição entre os recordistas nacionais de vendas de discos. Nelson Gonçalves sempre se manteve atento a novos compositores, tendo gravado canções de Ângela Rô Rô (Simples Carinho), Kid Abelha (Nada por Mim), Legião Urbana (Ainda É Cedo) e Lulu Santos (Como uma Onda). Gravou "A Deusa do Amor", que está no álbum Nós, de 1987, em parceria com Lobão.

Nelson Gonçalves é o segundo maior vendedor de discos da história musical do Brasil. Seu maior sucesso foi a canção "A Volta do Boêmio".

Gravou mais de duas mil canções, 183 discos em 78 rpm, 128 álbuns e 300 compactos. Como reconhecimento pelo seu talento, foi agraciado com 38 discos de ouro e 20 de platina. Faleceu no Rio de Janeiro, em 18 de abril de 1998.

Com a emissão desse selo, que celebra seu centenário, os Correios homenageiam Nelson Gonçalves, por seu trabalho de mais de meio século dedicado à Música Popular Brasileira.

Texto de Raquel Luccat, Coordenadora do Centenário de Nelson Gonçalves