Projetar moedas é um trabalho de artesão. Então, é basicamente o mesmo que projetar joias. Embora tenha sido argumentado no passado que a linha que separa a arte de medalhística da escultura pode ser nebulosa, a linha entre o que constitui uma moeda e o que deveria ser chamado de joalheria não foi abordada.
Monnaie de Paris tem cunhado moedas desde o ano de 864. Na história moderna, a casa da moeda produziu medalhões de arte, além de moedas.
O fabricante de joias Boucheron e a Monnaie de Paris, a Casa da Moeda da França, planejam abordar este último problema por meio de uma parceria incomum entre as duas organizações.
Segundo o site da Boucheron, "Inovação, criatividade e artesanato estão no centro das criações da Boucheron há 160 anos".
Frédéric Boucheron fundou a empresa em 1858. Desde então, ela foi administrada por quatro gerações da família Boucheron. A empresa se tornou um grupo de luxo desde que foi adquirida pela Kering, cujas participações incluem Gucci e Saint Laurent.
Parceria com artesãos
A casa da moeda convidou alguns dos melhores artesãos da França para projetar moedas de edição limitada comercializadas para colecionadores em 2010 por meio de seu programa "Excelência à francesa".
A Baccarat, a Cartier, a Manufacture Nationale de Sèvres e a Van Cleef & Arpels colaboraram com a casa da moeda através deste programa.
A instalação de cunhagem de Paris foi renovada entre 2011 e 2014. Em 2014, a Casa da Moeda lançou um programa de exposições de arte contemporânea.
Hoje, a casa da moeda francesa tem oficinas de esmaltagem, gravura e joalheria de última geração, nas quais mais de 300 artesãos produzem moedas de ouro, medalhões e decorações oficiais. A cunhagem de moedas de circulação é realizada em uma instalação em Pessac, enquanto o trabalho artístico é produzido em Paris.
A edição de 5 de novembro de 2018 da revista Art World descreveu a parceria entre a casa da moeda e os joalheiros como um chamado para que “seus respectivos artesãos se casassem com suas tradições ancestrais para produzir uma coleção de moedas de edição limitada — parte joias, parte numismática colecionável — apelando para seus conhecimentos e alta habilidades."
O diretor de marketing e desenvolvimento da Monnaie de Paris, Claude Giffin, disse:
"A monnaie identificou Boucheron como um dos mais inovadores joalheiros franceses. Dado que as moedas de coleção evocam as celebrações, decidimos que seria fantástico para a edição de 2018 da Excellence à la Française coincidir com o 160º aniversário de Boucheron."
Claire Choisne, diretora de criação da Boucheron, acrescentou:
"Ficamos entusiasmados com a oportunidade de trabalhar com artesãos que compartilham nossa visão de criatividade e que, como nós, usam seu conhecimento técnico para dar vida a novos objetos que nascem dos sonhos. A monnaie identificou Boucheron como um dos mais inovadores joalheiros franceses."
Ainda pode haver um desacordo de percepção. A Art World escreveu:
"Um grande desafio perene para a casa da moeda ao colaborar com um joalheiro é traduzir o design de uma peça de joalheria tridimensional para uma moeda bidimensional."
Os colecionadores muitas vezes percebem as moedas como formas razoavelmente planas, mas são tridimensionais, no entanto.
As joias-moeda
A nova coleção de joias em moedas será abrilhantada por uma peça principal enorme: uma moeda de ouro .999, com valor facial de 5.000 euros, pesando 1000 gramas (1 quilo), com um formato octogonal que de um lado tem a forma da Place Vendôme e de outro lado parece uma pedra de esmeralda lapidada.
A moeda ainda trará fixada em seu campo uma folha de hera cravejada de diamantes com motivos Boucheron e será produzida em uma edição limitada de 11 peças e se você quiser comprar uma dessas, terá que desembolsar 130 mil euros (mas fique tranquilo, as taxas estão inclusas).
Outras moedas incluirão peças de ouro e prata com valor facial entre 10 e 500 euros. As moedas de ouro de 200 euros e de 10 euros tem a forma de uma folha de hera.
Choisne disse:
"Nós tínhamos sonhado com moedas que não seriam redondas, mas mais como uma peça de joalheria com um design realista para lhes dar mais vida. Isso produziu a moeda de folhas de hera em alto relevo".
O diretor de criação da Casa da Moeda francesa, Joaquim Jimenez, acrescentou:
"Concordamos que as moedas representariam a hera crescendo na Maison maison de Boucheron e na Place Vendôme, invadindo virtualmente a praça e sua superfície pavimentada. Para a moeda principal, gravamos a peça e Boucheron produziu a folha de diamante, que foi então colocada na moeda. Foi um trabalho de alta precisão e verdadeira colaboração."
Mas chega de história, vejamos as belas moedas do French Excellence 2018 produzidas pela Monnaie de Paris e a Boucheron.
Moeda de 10 euros de prata

Moeda de 50 euros de prata

Moeda de 50 euros de ouro

Moeda de 200 euros de ouro

Moeda de 500 euros de ouro

Moeda de 5000 euros de 1 quilo de ouro


Medalha dos 160 anos da fundação da Boucheron


Imagens do processo criativo e dos participantes






Enquanto isso, no Brasil...
A política centralizadora do Banco Central do Brasil, com seu Departamento do Meio Circulante, e a legislação, impedem que a Casa da Moeda do Brasil tenha autonomia para realizar projetos de emissões como esse e, pior ainda, nem ouvimos notícias de parcerias como essa com artesãos, artistas e designers.
Fonte:
Artigo originalmente escrito por Richard Giedroyc, impresso no World Coin News e publicado digitalmente no Numismatic News em 15 de janeiro de 2019.
Tradução, inclusão de imagens, ficha técnica e comentários por Plínio Pierry.