Em 2022 comemoraremos o bicentenário da independência do Brasil. Pensando nisso, desenvolvemos uma sugestão de desenho para moeda bimetálica comemorativa circulante de 2 Reais.

Assim como tivemos edições comemorativas no centenário (1922) e no sesquicentenário (1972), uma data dessa grandeza não poderá passar em branco na numismática nacional.

Moedas do 1º Centenário da Independência do Brasil
Neste artigo, falaremos sobre o contexto histórico das moedas do Primeiro Centenário da Independência, suas características, variantes, detalhes numismáticos e as pessoas envolvidas na sua concepção e autorização para circulação.

A moeda dessa proposta numismática traria em seu núcleo, anverso e reverso, a reprodução da Peça da Coroação - A primeira moeda do Brasil independente.

Os 6.400 Réis de ouro foram lançados para serem apresentados na cerimônia de coroação de D. Pedro I como Imperador do Brasil, em 1º/12/1822.

Atualmente ela é a moeda brasileira com maior valor comercial, existindo apenas 16 unidades conhecidas.

No anel externo do anverso estaria o valor facial - DOIS REAIS - e a data de 2022, quando seria lançada.

Também estão presentes 19 estrelas, representando o número de províncias do país na ocasião da declaração de independência.

No núcleo, reprodução da Peça da Coroação, com a efígie do Imperador em torso nu e com coroas de louro.

Peça da coroação: a moeda mais cara do Brasil
Conheça a peça da coroação de D. Pedro I, a primeira moeda do Brasil independente, a moeda ícone da numismática brasileira, a moeda brasileira mais valiosa já vendida em leilão.

Essa suposta semelhança com as representações dos imperadores romanos teria desgostado Dom Pedro, o que causou a descontinuidade dessa cunhagem.

Sob o busto, as siglas EPippi (Emerson Pippi) e AMassa (Adriano Massa), idealizador e designer desse layout comemorativo, respectivamente.

No anel externo do reverso, o dístico 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA – BRASIL. No núcleo do reverso o escudo das armas imperiais brasileiras, tal qual na peça original.

Esse desenho teve inspiração na moeda argentina de 1 Peso, lançada em 1995, que traz em seu núcleo os 8 escudos de 1813 – a primeira moeda da República Argentina.

Porque 2 Reais?

Já publiquei em artigos anteriores no meu Facebook a necessidade urgente do lançamento de moedas nacionais nesse valor, assim como há na Zona do Euro.

Isso facilitaria o meio circulante brasileiro, assim como fomentaria o colecionismo.

Agora partiremos para os projetos de moedas comemorativas não circulantes, em prata e ouro.

Ficha técnica e maiores detalhes serão publicados no Boletim da Sociedade Numismática Paranaense.