Em 2022 comemoraremos o bicentenário da independência do Brasil. Pensando nisso, desenvolvemos uma sugestão de desenho para moeda bimetálica comemorativa circulante de 2 Reais.
Assim como tivemos edições comemorativas no centenário (1922) e no sesquicentenário (1972), uma data dessa grandeza não poderá passar em branco na numismática nacional.
A moeda dessa proposta numismática traria em seu núcleo, anverso e reverso, a reprodução da Peça da Coroação - A primeira moeda do Brasil independente.
Os 6.400 Réis de ouro foram lançados para serem apresentados na cerimônia de coroação de D. Pedro I como Imperador do Brasil, em 1º/12/1822.
Atualmente ela é a moeda brasileira com maior valor comercial, existindo apenas 16 unidades conhecidas.
No anel externo do anverso estaria o valor facial - DOIS REAIS - e a data de 2022, quando seria lançada.
Também estão presentes 19 estrelas, representando o número de províncias do país na ocasião da declaração de independência.
No núcleo, reprodução da Peça da Coroação, com a efígie do Imperador em torso nu e com coroas de louro.
Essa suposta semelhança com as representações dos imperadores romanos teria desgostado Dom Pedro, o que causou a descontinuidade dessa cunhagem.
Sob o busto, as siglas EPippi (Emerson Pippi) e AMassa (Adriano Massa), idealizador e designer desse layout comemorativo, respectivamente.
No anel externo do reverso, o dístico 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA – BRASIL. No núcleo do reverso o escudo das armas imperiais brasileiras, tal qual na peça original.
Esse desenho teve inspiração na moeda argentina de 1 Peso, lançada em 1995, que traz em seu núcleo os 8 escudos de 1813 – a primeira moeda da República Argentina.
Porque 2 Reais?
Já publiquei em artigos anteriores no meu Facebook a necessidade urgente do lançamento de moedas nacionais nesse valor, assim como há na Zona do Euro.
Isso facilitaria o meio circulante brasileiro, assim como fomentaria o colecionismo.
Agora partiremos para os projetos de moedas comemorativas não circulantes, em prata e ouro.
Ficha técnica e maiores detalhes serão publicados no Boletim da Sociedade Numismática Paranaense.