Um estudo da Universidade de Glasgow (Escócia) causou alvoroço na imprensa comum. Graças a um novo estudo, pesquisadores acreditam ter confirmada a autenticidade de várias moedas antigas que antes eram consideradas falsificações de época. Segundo eles, o imperador Esponsiano, representado nas moedas, realmente existiu. Vamos dar uma olhada nessas moedas de Esponsiano.

Uma moeda de ouro atribuída a Sponsian. ©The Hunterian, Universidade de Glasgow.

Esponsiano e suas moedas

Não há nenhuma fonte antiga mencionando um imperador ou usurpador chamado Esponsiano. A sua alegada existência baseia-se exclusivamente em moedas que foram mencionadas pela primeira vez no século XVIII. Carl Gustav Heraeus comprou várias moedas de ouro para a coleção imperial de moedas e medalhas de Viena em março de 1713, incluindo uma moeda com a efígie de um certo "Esponsiano". Foi dito que essas moedas foram encontrados há algum tempo antes na Transilvânia. Outras moedas com essa efígie apareceram um pouco mais tarde em outras coleções européias. Hoje, sabemos de quatro moedas de Esponsiano, duas das quais são mantidas em Viena, uma na Coleção do Huterian Museum and Art Gallery, em Glasgow, e uma em Sibiu, Romênia.

As quatro moedas de ouro em exposição no The Hunterian. Superior, L-R: Sponsian, Gordian III. Embaixo, ambos Filipe I/II. © The Hunterian, Universidade de Glasgow.

A primeira reação a estes achados de moedas foi de entusiasmo: os acadêmicos estavam convencidos de terem encontrado um novo usurpador ou mesmo imperador romano, como indicam a inscrição e a efígie com coroa radiada. Acredita-se que ele tenha se declarado imperador por suas tropas durante o tempo da guerra civil por volta de 248/249 DC. Em 1868, essa interpretação mudou quando o então maior especialista em cunhagem romana, Henry Cohen, emitiu um veredito contundente, declarando que as moedas eram ridiculamente inventadas, falsificações modernas de qualidade muito baixa.

O novo estudo do Huterian Museum

Paul N. Pearson é geólogo e paleoclimatologista da University College London. Sua pesquisa inclui as questões de como os fatores climáticos influenciaram os períodos de crise. Uma era que ele estudou repetidamente é o Império Romano do terceiro século. Com sua formação em ciências naturais, Pearson abordou assim a moeda de Esponsiano em Glasgow e três outras que acreditam estarem juntas mas de uma perspectiva diferente. Ele examinou minuciosamente todas as quatro moedas usando luz ultravioleta, microscópios eletrônicos e espectroscopia infravermelha. Jesper Ericsson, curador do Hunterian Museum, complementou as descobertas de Pearson com experiência numismática e publicarm um estudo conjunto em 23 de novembro de 2022 na PLoS One.

Pearson e Ericsson consideram as moedas de Esponsiano emissões autênticas e antigas. Pearson comentou: “A análise científica dessas moedas ultra-raras resgata o imperador Esponsiano da obscuridade. Nossas evidências sugerem que ele governou a Dácia romana, um posto avançado de mineração de ouro isolado, em uma época em que o império estava cercado por guerras civis e as fronteiras foram invadidas por invasores e saqueadores.

Moeda de ouro “sponsiana” ao microscópio. © The Hunterian, Universidade de Glasgow.
1 - Detalhe de pequenos riscos na moeda de ouro / 2 - Detalhe de arranhões minúsculos em um aureus de ouro Gordiano III genuíno cunhado em Roma em 238-239 EC, usado para fins de comparação. / 3 - Detalhe dos depósitos de solo na moeda de ouro Gordian III / 4 - Detalhe dos depósitos de solo em um aureus de ouro Gordiano III genuíno descoberto em Roma em 238-239 EC, usado para fins de comparação. — ©The Hunterian, Universidade de Glasgow.

Os pesquisadores destacam principalmente dois pontos: por meio de microscópios, encontraram padrões de abrasão e restos de solo. Eles acreditam que essas características provam que as moedas foram usadas por muito tempo (nos tempos antigos) e ficaram enterradas na terra por séculos.

As críticas ao estudo

Imediatamente após a publicação do estudo, vários meios de comunicação deram a notícia da descoberta de um novo imperador romano, afirmando que a existência de Esponsiano havia sido finalmente comprovada. As vozes da comunidade de pesquisa eram bastante duvidosas. Jerome Mairat, curador da Heberden Coin Room no Ashmolean Museum em Oxford, disse à CNN: “Como todos no mundo da numismática, acredito fortemente que esta moeda seja uma falsificação moderna. Toda essa teoria – de que a moeda é genuína – é não científica e infundada”. Richard Abdy, especialista em moedas romanas do Museu Britânico, é citado por ter comentado sobre os autores do estudo e suas conclusões: “Eles se tornaram totalmente fantasiosos…”

Uma moeda de ouro “Esponsiana”, c.260-c.270 dC. Anverso: Busto de Esponsiano com coroa radiada, voltado para a direita. Reverso: Duas figuras togadas com implementos sacerdotais de cada lado de uma coluna, encimada por uma estátua de um homem com um bastão frisado. ©The Hunterian, Universidade de Glasgow.

Pode não ser tão simples porque, de fato, as moedas de Esposiano são bastante incomuns – tanto em comparação com moedas antigas quanto com falsificações modernas. O historiador antigo e numismata Johannes Wienand abordou inúmeras questões em aberto no Twitter, assim como o numismata Marjanko Pilekić. O numismata de Varsóvia Aleksander Bursche também apontou toda uma série de fatores que, em sua opinião, não foram suficientemente levados em consideração pelo estudo.

Por exemplo, Bursche lembra que todas as moedas foram fundidas e não cunhadas. Ele não conhece nenhuma moeda de ouro romana do século III que tenha sido fundida, mesmo as chamadas imitações bárbaras das nações vizinhas sempre foram cunhadas a marteladas. Além disso, o peso das moedas não corresponde ao sistema romano. O estilo das letras lembra imitações (ou falsificações) dos séculos 16 e 18, e outro aspecto altamente incomum é o uso da forma genitiva do nome do imperador (Sponsiani em vez de Sponsianus ou uma abreviação).

O nome Esponsiano era quase desconhecido nos tempos antigos. O estudo de Glasgow, portanto, argumenta: um falsificador que deseja que seu produto pareça autêntico não inventaria esse nome. Bursche, por outro lado, aponta que "Sponsianus" é a forma latinizada do nome de um nobre da Transilvânia, como era comum no século 18.

Conhecemos apenas as moedas esponsianas do início do século 18, quando foram inseridas em várias coleções. Mais tarde, peças semelhantes nunca mais foram encontradas. Isso é impressionante, na melhor das hipóteses, disse Bursche, já que 95% de todas as moedas de ouro romanas do século III foram encontradas a partir do século 19 – também graças aos modernos detectores de metal. E o teor de metais preciosos também é surpreendentemente baixo para o padrão das moedas romanas de meados do terceiro século.

E as abrasões e o solo? Todos os pesquisadores concordam que esses pontos não provam que as moedas sejam antigas. O estudo de Glasgow diz que até agora não se conhece nenhuma falsificação moderna que tenha sido usada primeiro e depois enterrada para fingir autenticidade. Mas isso é apenas um pensamento. Também é possível que a abrasão tenha sido causada depois que as moedas foram encontradas. E mesmo os restos de solo não provam quanto tempo as moedas ficaram no solo. Em seu estudo, os pesquisadores admitem: “Sabe-se que falsificadores históricos usaram métodos de envelhecimento artificial, incluindo abrasão para simular desgaste e manchas para dar uma aparência patinada. Embora nenhum caso de fricção ou colagem de sujeira ou solo tenha sido relatado, tanto quanto sabemos, não está além dos limites da possibilidade.”

Quem foi Esponsiano?

Em particular, Johannes Wienand e a historiadora antiga Mary Beard apontaram que o próprio Esponsiano não deveria ser considerado um novo imperador, como a imprensa propagou - mesmo que as moedas fossem genuínas. A Universidade de Glasgow afirma ter descoberto “um imperador há muito perdido”, embora o próprio estudo conte uma história diferente. Podemos ter certeza de que Esponsiano nunca veio a Roma e nunca foi reconhecido pelo Senado. Se ele existiu, Pearson e Ericsson acreditam que ele era um comandante que foi declarado governante por suas tropas - e que provavelmente não continuou a viver por muito tempo depois disso. Mas o estudo prova a existência de Esponsiano?

As moedas de Esponsiano são autênticas ou falsificadas?
A composição do metal, o método de produção (fundido em vez de cunhado), o estilo da inscrição e a linguagem, o nome e o desenho do motivo, as circunstâncias do achado e sua raridade – as moedas Esponsiano são e permanecem um mistério. Não são moedas romanas típicas, mas também se destacam das falsificações conhecidas. No entanto, ainda há mais argumentos a serem encontrados em favor de interpretá-las como falsificações modernas. Enquanto não tivermos outras evidências da existência de Esponsiano, devemos nos abster de escrever uma história imaginativa dado que o embasamento é muito tênue, como foi feito pelo estudo de Glasgow.

Da esquerda para direita, professor Paul N Pearson, UCL (University College London) e Jesper Ericsson, The Hunterian, University of Glasgow olhando para a moeda “Sponsian” sob um microscópio. © The Hunterian, Universidade de Glasgow.

No entanto, o estudo em si é altamente recomendável. Certamente valeria a pena continuar a examinar as moedas tão minuciosamente e fazer perguntas semelhantes a partir de um conjunto mais amplo de material. Mas é como na ciência forense: a tecnologia moderna só pode fornecer pistas sobre o perpetrador ou o curso dos eventos. Eventualmente, são os investigadores que devem interpretar as pistas, juntando as peças. E neste caso, parece que não há pistas suficientes para reescrever a história do terceiro século.

Você pode ler o estudo de Glasgow no PLoS neste link

Authenticating coins of the ‘Roman emperor’ Sponsian
The ‘Roman emperor’ Sponsian is known only from an assemblage of coins allegedly found in Transylvania (Romania) in 1713. They are very unlike regular Roman coins in style and manufacture, with various enigmatic features including bungled legends and historically mixed motifs, and have long been dis…

Another emperor whose existence is proven by two (apparently authentic) coins and at least some mentions in late written sources is Proculus.
Outro imperador cuja existência é comprovada por duas moedas (aparentemente autênticas) e pelo menos algumas menções em fontes escritas tardias é Proculus.

Aqui você pode ler os comentários de Johannes Wienand em seu perfil no Twitter:

A história que chegou até ao The Guardian está neste link:

Coins study suggests ‘fake emperor’ was real, say scientists
Hoard once thought to be a fraud appears to be genuine, indicating mysterious Roman Sponsian lived

Fonte:
Artigo originalmente por Björn Schöpe em 1 de dezembro de 2022 no site Coins Weekly e traduzido para o Português por Plínio Pierry em 3 de dezembro de 2022.

Você pode ler o artigo original abaixo:

Sponsian – Emperor or Fantasy?