Albert Einstein, considerado um dos maiores e mais brilhantes cientistas da história, empresta uma de suas imagens mais icônicas, mostrando a língua, para ser cunhada na menor moeda de ouro já emitida no mundo até hoje.

Com um diâmetro de apenas 2,96 mm e um peso de 0,063 g, a Swiss Mint, Casa da Moeda da Suíça, emitiu no dia 23 de janeiro de 2020, uma moeda que excede os limites da tecnologia e alcança algo único.

Anverso da menor moeda de ouro do mundo: Albert Einstein com a língua para fora

Para o anverso da menor moeda de ouro do mundo, a Swiss Mint se inspirou em Albert Einstein, especialmente por sua paciência e determinação. De 1895 a 1914, Einstein viveu principalmente na Suíça, onde também concluiu seus estudos em 1900.

O anverso apresenta, além da famosa imagem de Albert Einstein saindo da língua, a data do ano de emissão de 2020.

Em 1901, obteve a cidadania suíça e em 1902 conseguiu emprego permanente como especialista técnico no Escritório de Patentes de Berna. Foi em 1905, quando ele publicou a provavelmente a fórmula mais famosa do mundo: E = mc².

A menor moeda de ouro do mundo: reverso

O reverso mostra o valor nominal de 1/4 de franco junto com a inscrição "Helvetia" e a cruz suíça , complementado pela marca de liga "AU 999.9" e o peso (1/500 onças).

A nova moeda de ouro de 1/4 de franco, das quais apenas 999 peças foram cunhadas, foi projetada pelo gravador Remo Mascherini da Swiss Mint.

Informações técnicas da menor moeda de ouro do mundo
Valor facial 1/4 Fr.
Emissão 999 unidades
Material Ouro (.999)
Peso 0,063g
Diâmetro 2,96mm
Designer Remo Mascherini, Flamatt
Acabamento Brilliant Uncirculated
Data de emissão 23/01/2020
Início das vendas 22/01/2020
Valor de venda 199 Fr. (~R$ 856,00)

Para que os compradores da pequena moeda possam vê-la corretamente, ela vem em uma apresentação especial criada para a ocasião, já que nenhuma das imagens presentes nos dois lados pode ser vista a olho nu.

Menor moeda de ouro do mundo: Case com conjunto de lentes para ver a moeda

Portanto, a Casa da Moeda suíça encomendou uma embalagem especial equipada com lupas e luz, garantindo que a menor moeda de ouro do mundo possa ser admirada enquanto estiver armazenada de forma segura.

No vídeo abaixo você pode ver o processo de criação e cunhagem da moeda:

Esta emissão consiste em 999 moedas, uma boa parte foi colocada à venda na loja on-line da Casa da Moeda Suíça, onde as vendas se esgotaram em poucas horas.

Para terem uma noção do tamanho da moeda, vejam essa imagem:

Menor moeda de ouro do mundo na pinça e comparação de tamanho com a ponta de um palito de fósforo

O preço de venda foi de 199 francos suíços (~R$ 856,00), mas certamente ninguém a encontrará a esse preço, a especulação aumentará fortemente.