O Colecionismo em Movimento é um evento gratuito e tem como objetivo fomentar a prática de colecionar medalhas, moedas, cédulas e selos postais, valorizando, em contrapartida, a riqueza cultural e histórica do Brasil e do mundo.
Ao longo dos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2018, os amantes da numismática e da filatelia contarão com ciclo de palestras, exposições, mostra cultural, espaço para negócios e networking. Organizado pela Casa da Moeda do Brasil (CMB), em parceria com a Sociedade Numismática Brasileira (SNB), o evento é um marco para a numismática brasileira, pois pela primeira vez um encontro dessa grandeza será capitaneado pela CMB.
O encontro será realizado no Museu da Casa da Moeda do Brasil, localizado na Praça da República 26, no Centro do Rio de Janeiro, um local de reconhecido valor histórico e de grande importância para a memória nacional.
Clique aqui para conhecer o site do evento
Exposição Numismática
Durante os três dias, os visitantes terão a oportunidade de apreciar e trocar as diversas cédulas, moedas, medalhas e selos postais, entre outros itens numismáticos, expostos por colecionadores de todo o país.
Trata-se de um momento único em que os visitantes, além de estarem em contato com os mais diversos produtos numismáticos, poderão conhecer a evolução do nosso padrão monetário e as diversas cédulas e moedas que fizeram a história do dinheiro no Brasil e no mundo. O dinheiro, portanto, não é somente um padrão monetário, ele cumpre a função de meio de comunicação, integra pessoas e é um símbolo de identidade nacional.
Mostra cultural
Mostra criada a partir da classificação das moedas de 960 Réis (1810 a 1834), pertencentes ao acervo do Museu Histórico Nacional (MHN). Nessa Mostra será possível observar todas as datas de 960 Réis recunhadas na Casa da Moeda do Rio de Janeiro, abrangendo o período Colonial; a fase do Reino Unido; o período do 1ª Império e o do 2º Império. Também estarão à disposição do público peças de excentricidade produzidas pelos gravadores de cunho da Casa da Moeda do Rio de Janeiro e algumas moedas que foram utilizadas como bases para a cunhagem dos 960 Réis.
Palestras
Ao longo dos três dias de evento os participantes poderão assistir palestras sobre os mais variados temas, como: processos produtivos de moedas e medalhas; origem e escolha dos temas e artes que ilustram moedas e medalhas; o trabalho de design das cédulas; o fomento ao colecionismo de moedas, medalhas e outros produtos. Serão temas de grande interesse para o mundo do colecionismo. Uma oportunidade única para os fãs do mundo da numismática e da filatelia.
Clique aqui para se inscrever nas palestras
> 23 de agosto de 2018
Horário: 14:00
Palestra: Moedas e Medalhas Comemorativas: Produção Artística e de Matrizes
? Fernanda Costa
Horário: 15:30
Palestra: Introdução à Numismática
? Bruno Henrique M. Pellizzari
Horário: 16:30
Palestra: Os bronzes da Casa da Moeda e sua influência na numismática brasileira
? Hilton Lucio
Clique aqui para se inscrever nas palestras
> 24 de agosto de 2018
Horário: 10:00
Palestra: Processos Produtivos e Qualidade
? Victor Berbet
? Marco Aurélio de Souza
Horário: 11:15
Palestra: Case RIO 2016
? Joaquim Paulo Monteiro
Horário: 14:00
Palestra: Novas Técnicas no Brasil - Tampografia e Uso do Nióbio
? Victor Berbet
? Gilberto Freitas
Horário: 15:30
Palestra: Cédulas: Design e Política pelo Mundo
? Emerson Julião do Nascimento
Horário: 16:30
Palestra: Contramarcações Monetárias para Portugal e suas Colônias no século XVII
? Alberto Gustavo Paashaus Junior
Clique aqui para se inscrever nas palestras
> 24 de agosto de 2018
Horário: 09:30
Palestra: Os ensaios e a prova de 960 Réis
? Alexandre Cabral da Costa
Horário: 10:30
Palestra: Mercado Numismático no Mundo – Fórum Debate "Fomento ao Colecionismo"
? Paulo Ricardo De M. Ferreira
Horário: 14:00
Palestra: A era da pós verdade na numismática brasileira
? Oswaldo Martins Rodrigues Júnior
Horário: 15:30
Palestra: Recunhos em cobre: Estudo dos casos "previsíveis", estratégia de aplicação e casos especiais
? Giovanni Miceli Puperi