Hoje foi o grande dia: o dia do lançamento da cédula de 200 reais, às 13h30 de hoje o público e os colecionadores conheceram o design, a cor, os detalhes técnicos e o tão falado lobo guará. A nova nota já está na boca do povo e já ganhou o apelido de "duzentão" por alguns.
No final do artigo deixamos algumas dicas para colecionadores sobre quais cédulas e produtos relacionados você deve procurar para melhorar sua coleção.
Imagem Oficial
Live de lançamento direto do Banco Central
Últimas notícias
12:20 - Segundo matéria da CNN, após o lançamento será liberada a troca de cédulas de R$ 200,00 na agência do Banco do Brasil que fica no hall de entrada do Banco Central em Brasília, limitada a 20 cédulas por pessoa;
12:25 - Às 14:00 estará liberada a troca em outras agências de Brasília. Demais regiões do país receberão a cédula ao longo do mês;
13:30 - Lançamento agora no vídeo acima!
Sobre a cédula de 200 reais
A cédula chegou fazendo barulho, com muitas pessoas atribuindo sua existência a uma sinalização para inflação, outros bradando que ela é uma porta de facilidades para os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Mas o que os colecionadores querem mesmo, é uma flor-de-estampa em suas coleções.
Sobre o personagem, nosso querido no processo de impressão , terceiro colocado da pesquisa do BACEN de 2001 (há 19 anos atrás), há quem gostou da escolha. Alguns acharam que ele não é tão fotogênico e a maioria do pessoal queria mesmo era o vira-lata caramelo.
O vira-lata, animal mais presente na vida de muitos brasileiros, ganhou importância pelos memes e o carinho do público motivou até um deputado a criar uma petição pública em seu favor. O Banco Central do Brasil não perdeu tempo: disse reconhecer a causa dos animais abandonados e prometeu que fará algo no sentido de conscientização.
Surgiram várias propostas de design, algumas bem elaboradas e outras só para divertir o público. Só não imaginávamos que uma dessas propostas seria impressa por falsários para aplicar golpes na população. Lamentável e velocidade com que o mau propaga.
Nós do Collectprime fizemos duas propostas de design: a primeira minutos antes da live de anúncio da nova cédula ocorrida no dia 29/07/2020 às 16:00 e outra depois que foi anunciado o cinza como a cor da cédula de 200, veja as duas propostas abaixo:
Não sei se acertamos em alguma coisa, nem pretendemos acertar. Nosso objetivo é levar até os colecionadores uma materialização daquilo que imaginamos sobre o possível design da nova nota de 200.
Pelas estimativas do Banco Central, com 450 milhões de cédulas para o ano de 2020, aparentemente não teremos muitas raridades por aí. Mas é aquela máxima: o colecionador de verdade sabe identificar raridades.
Se o caro colecionador nos der licença para recomendar algumas coisas sobre a nova cédula, deixamos abaixo 4 dicas:
Valorização dos folders comemorativos
Busquem por folders comemorativos, principalmente se forem com emissão numerada e limitada.
Eles vão agregar valor na cédula mesmo sendo ela de alta tiragem e poderão ser vendidos futuramente em valor mais alto.
Será que teremos um folder comemorativo parecido com o que foi lançado para a moeda de 1 real comemorativo aos 25 anos do real (moeda do beija-flor)?
Tenho certeza que um folder com aquela qualidade irá valorizar muito, vejam como exemplo o folder dos 25 anos do real que hoje é vendido a elevados valores.
Sem falar que, um folder desse, com a cédula inclusa, já valeria no mínimo R$ 200,00, não é mesmo?
Ficaremos atentos, se surgir algo, vamos publicar aqui.
Erros de impressão
Fiquem atentos possíveis erros de impressão.
Na correria de entrega, alguns defeitos no processo de impressão podem ter passados desapercebidos no controle de qualidade da Casa da Moeda do Brasil.
Isso é comum de acontecer e se ficarmos sabendo de algum, vamos publicar aqui.
Numeração das cédulas
Acompanhem os números e letras de série das cédulas, algumas específicas são apreciadas por colecionadores de cédulas.
Por exemplo, numeração RADAR ou número capicua, aqueles que são os mesmos se lidos da direita para esquerda e da esquerda para direita.
Numeração baixa ou redondos (Ex: 000001000, 000050000, etc.), demonstram que a cédula da coleção foi uma das primeiras a ser fabricadas e isso agrega valor.
Cédulas irmãs
Tentem encontrar cédulas irmãs, aquelas que possuem a mesma numeração de cédulas que vocês já tem na coleção.
Nós já vimos cédulas irmãs de 5 reais, 10 reais e 20 reais juntas, o valor do conjunto era muito valorizado.
Espero que essas dicas tenham sido úteis, estamos ansiosos para a hora do lançamento, para ver como ficou a cédula e principalmente para ver as novidades que surgirão no meio numismático a partir desse novo item para as coleções.