O que difere uma moeda de um ser humano? Todos sabemos que há várias características que diferem uma moeda de um ser humano.

Os seres humanos nascem cada um diferente do outro, cada um tem seu próprio DNA. As moedas são cunhadas e todas, do mesmo tipo, devem ser iguais (salvo alguns erros de cunhagem que acontecem).

Mas o que torna a moeda humana, o que torna ela diferente uma da outra que faça com que uma pessoa prefira uma moeda a outra?

A resposta: O Tempo.

O tempo torna cada moeda única. As moedas vão ficando mais interessantes com o passar do tempo. Eu sempre que pego uma nova moeda fico imaginando por quais mãos esta moeda já passou? Será que ela já viajou tanto quanto eu?

Em quais Países ela esteve? Para que serviu esta moeda? A patina, uma das características mais marcantes deste objeto pode lhes trazer varias destas repostas e por isso muitos aconselham a não lavar as moedas.

Outras respostas podem ser obtidas através do estado de conservação, data, material da moeda e local de cunhagem.

Cada uma destas características humaniza as moedas tornando-as únicas assim como nós, e apesar de serem objetos é desta forma que elas se comunicam com a gente. É desta forma que nós preferimos uma moeda do que a outra.

Pois elas podem nos dizer se elas estiveram em locais de nosso interesse, se elas são feitas de material(is) de nosso interesse, quais prováveis pessoas viveram na época em que estava circulando e para que serviram.

Basta olharmos o verso o anverso e o bordo de uma moeda para termos inúmeras respostas para nossas perguntas e sabermos se aquela é uma moeda que gostaríamos de ter em nossa coleção. Será que aquela é uma moeda humana?

Uma simples moeda pode assim ser tão humana quanto um ser humano, pois elas podem ser tornar únicas apesar de serem cunhadas para serem iguais.

Não importa qual seja o tipo da sua coleção, com certeza cada uma das moedas que estão nelas já começaram a ser tornar únicas, seja um 960 réis de 1810 ou seja uma moeda 1 real de 2020.

Basta descobrir seu interesse.