Estamos na era da informação e as redes sociais desempenham um ótimo papel no sentido de acelerar a disseminação de conhecimento. No colecionismo não é diferente e por isso listamos abaixo 10 canais do YouTube que todo colecionador precisa conhecer.

O critérios que adotamos para a escolha dos canais foram:

  1. Relevância do conteúdo para a área do colecionismo;
  2. Engajamento dos usuários com o conteúdo apresentado;
  3. A veracidade das informações divulgadas no canal;
  4. Baixo caráter comercial (mais conhecimento, menos comércio);

Para não expormos preferências pessoais, os canais foram ordenados por ordem alfabética de seus nomes.

Conheça cada canal e aproveite para se inscrever e ativar as notificações para não perder os novos vídeos.

Vamos lá?

Arte é Investimento

Canal Arte é Investimento
Canal Arte é Investimento

Criado por Nelson Priori nos anos de 1988 e 1989 originalmente como um programa da TV Corcovado e TV Nacional, hoje o Arte é Investimento é comandado por Jorge Priori e apresentado no YouTube.

O canal aborda áreas da arte e colecionismo que vão desde a museologia, restauração, história, vida dos artistas e arqueologia até a apresentação de coleções, das mais clássicas e tradicionais às mais contemporâneas.

É um ótimo canal para quem quer conhecer um pouco mais sobre a arte brasileira e mundial, além de conhecer outros tipos de coleções.

Cédulas & Moedas

Canal Cédulas & Moedas
Canal Cédulas & Moedas

Para aqueles que ficam de olho nas sequências, nas chancelas, nas numerações RADAR e não perdem a chance de saber todos os detalhes das cédulas, o canal Cédulas & Moedas é uma ótima opção.

Mantido por Athos Camargo, o canal sempre traz novidades, análises e estudos das cédulas brasileiras.

Ciência Numismática

Canal Ciência Numismática
Canal Ciência Numismática

"Olá meus amigos do YouTube..." e assim começa mais um vídeo no Canal Ciência Numismática apresentado por Jealisson Raul.

O canal apresenta vídeos de reviews e notícias sobre lançamentos de produtos numismáticos, análises de moedas variantes, resultados de "garimpos" de moedas e dicas de investimentos em numismática.

Colégio da Numismática

Canal Colécio da Numismática
Canal Colécio da Numismática

Com vídeos que fatiam a numismática e expõe suas informações com precisão e coesão, Sérgio Mendes faz jus ao nome do canal e dá uma verdadeira aula com seus vídeos organizados em quadros como o Numispédia, Caixa de Pandora e o Vlog do Colégio.

É um daqueles canais que você assiste os vídeos e fica querendo mais, com a boa sensação de que usou bem seu tempo com conteúdo de qualidade.

Collectprime

Canal Collectprime
Canal Collectprime

Não poderia faltar o nosso canal, não é mesmo?

É o local onde divulgamos as novidades da Collectprime, curiosidades, lançamentos de produtos, sorteios e outros conteúdos relacionados ao Colecionismo.

Conhecendo a Numismática

Canal Conhecendo a Numismática
Canal Conhecendo a Numismática

Apresentado e dirigido por Regis de Paula, o canal apresenta informações detalhadas e a história de cada moeda e cédulas abordadas nos vídeos de forma que não ficam dúvidas para o colecionador.

Usando recursos visuais avançados, Regis inclui interatividade e dinamismo em seus vídeos empreendendo um estilo jornalístico singular na apresentação do conteúdo em seus vídeos.

Diniz Numismática

Canal Diniz Numismática
Canal Diniz Numismática

Sob a direção de Bruno Diniz, o canal Diniz Numismática é uma extensão do blog Diniz Numismática, local de conteúdo de qualidade pode precisa ser lido por todos e pode ser acessado clicando aqui.

Além de complementar em vídeos os ótimos artigos do Blog, busca ainda conscientizar o colecionador quebrando alguns tabus e mitos, trazendo à luz da verdade assuntos polêmicos que circulam no meio numismático.

Edgar Serratto

Canal Edgar Serratto
Canal Edgar Serratto

O canal de Edgar Serratto apresenta informações de moedas do acervo do próprio produtor além de quadros tira-dúvidas, entrevistas e divulgação de produtos como livros e acessórios lançados para o mercado numismático.

Também faz parte do do conteúdo, a apresentação em vídeo de locais históricos do Paraná e encontros da Sociedade Numismática Paranaense.

Exploring Stamps

Canal Exploring Stamps
Canal Exploring Stamps

O único canal não brasileiro da lista é apresentado por Graham Beck e tem uma das melhores playlist de vídeos relacionados a filatelia.

Graham realmente explora cada selo apresentado em seus vídeos e aborda a filatelia como deve ser, falando sobre os detalhes técnicos e históricos dos selos.

Sociedade Numismática Brasileira

Canal da Sociedade Numismática Brasileira
Canal da Sociedade Numismática Brasileira

O canal da Sociedade Numismática Brasileira (SNB) ganhou nova forma ultimamente com uma série de Webinars promovidos pela SNB durante a pandemia de Coronavírus COVID-19.

Além de divulgar os eventos e ações da sociedade, agora o canal atrai cada vez mais público em busca do conhecimento compartilhado nos vídeos dos Webinars.


E aí, gostou da lista? Sabemos que existem inúmeros outros canais de qualidade que divulgam o colecionismo e gostaríamos de criar a versão 2.0 com eles.

Então, se você tem alguma sugestão de canal com conteúdo de qualidade, nos envie o link pelo e-mail contact@collectprime.com para conhecermos e analisar para serem publicados no próximo artigo.