Um erro de cunhagem encontrado em algumas moedas de 1 centavo de euro italiano pode fazer com que a moedinha seja avaliada em mais de 6 mil euros. É fato! Uma delas foi arrematada por 6.600 euros em um leilão, e nesse artigo vamos descobrir o porque:

Erros de cunhagens são difíceis de acontecer e a maioria estão ligados a um desalinhamento dos cunhos ou algum defeito no disco de metal utilizado na cunhagem das moeda.

De qualquer forma, são bastante raros e nas moedas de euro ainda mais, porque o processo de qualidade das casas da moeda dos países integrantes da União Européia é bem rígido.

Mas todo esse rigor não foi suficiente para impedir a ocorrência de um erro na cunhagem da moeda de 1 centavo de euro de 2002 da Itália, o primeiro ano de cunhagem dessas moedas.

O caso aconteceu, veio a público e os numismatas até hoje olham atentamente as moedinhas de 1 centavos de euro na expectativa de encontrar uma delas.

O erro de cunhagem

A Casa da Moeda italiana emitiu as primeiras moedas de 1 centavo e 2 centavos em 2002 e mostramos abaixo as imagens de duas moedas da mesma série, cunhadas em anos diferentes, mas com o mesmo projeto:

Moeda de 1 Centavo de euro da Itália emitida em 2004
Moeda de 2 centavos de euro da Itália emitida em 2006

Agora, voltando ao erro de cunhagem, como você é um numismata atento, te convido a analisar a imagem abaixo e identifique-o, depois você lê

Moeda de 1 centavo de euro de 2002 com erro de cunhagem

Conseguiu identificar? Isso mesmo, erroneamente cunharam o reverso da moeda de 1 centavo na moeda de 2 centavos, criando uma moeda anômala comumente chamada de "mula" ou "cabecinha", pelo menos no Brasil.

A grande questão é decidir se é uma moeda de 2 centavos com reverso de 1 centavo, justificado por ter o diâmetro e o motivo do anverso de 2 centavos Mole Antonelliana, de Turim), ou se é uma moeda de 1 centavo com anverso de 2 centavos, justificado pelo fato do dístico ser de 1 centavo e ser ele o determinante do valor facial.

Essa moedinha deu o que falar, e envolveu até o Ministério Público italiano que conduziu uma investigação e concluiu o óbvio: um funcionário da Casa da Moeda usou o cunho de reverso de 1 centavo na linha de cunhagem de moedas de 2 centavos, mas foram além e acreditam que provavelmente isso aconteceu propositalmente, para que mais tarde ele pudesse lucrar com os altos valores que esse tipo de moeda alcança no mercado numismático.

Apesar de terem sido recolhidas, grande parte das moedas defeituosas podem ainda estar em circulação, por isso, fique atento, pode ser que uma delas vá parar em seu bolso.

Gostou do artigo? deixe seu comentário abaixo!