Tesouro em moedas de ouro romanas foi encontrado em ânfora no Teatro Cressoni em Como na Itália

Entulho e poeira! Era o que os trabalhadores que escavavam o porão do antigo e extinto Teatro Cressoni na cidade de Como na Itália imaginavam encontrar no seu dia de trabalho, nem imaginavam que encontrariam um tesouro em moedas de ouro romanas dentro de uma ânfora/botija enterrada. Conheça nesse artigo.

Panorama do canteiro de obras do Teatro Cressoni em Como, na Itália. Havia um tesouro sobre a pilha de entulhos.

Esse é um local histórico na cidade italiana de Como, que fica a cerca de 50 quilômetros de Milão, e ali estava uma ânfora de pedra-sabão contendo esse verdadeiro tesouro em moedas de ouro romanas do século V a.C.

Os meios de comunicação italianos estimam que as peças de ouro, notavelmente bem preservadas, poderiam valer milhões de dólares. O tesouro data dos séculos 4 e 5 d.C. e a possibilidade de seu valor milionário foi foi atestado pela Superintendência para os Bens Culturais de Milão.

Enterrada em um dos cantos do porão do antigo teatro, estava uma ânfora de pedra sabão cheia de moedas romanas de ouro.

Para os detectoristas e arqueólogos amadores, percebam que o local onde a ânfora foi encontrada é claramente um marco: um canto, o encontro de duas paredes antigas. Mais fotos no final do artigo!

Além das moedas, uma barra de ouro e outros dois objetos foram descobertos durante a primeira semana de setembro de 2018 e depois entregues ao laboratório de restauração do Ministério de Patrimônio e Atividades Culturais da Itália, onde serão estudadas e devidamente restauradas.

Importância do achado

Segundo Giancarlo Frigerio, Presidente da Sociedade Arqueológica Comense, "Como foi fundada pelos romanos, então essas descobertas são naturais, mas esse pode ser um dos tesouros romanos mais importantes já encontrados"

Arqueóloga explica a importância do achado para uma autoridade do Governo Italiano.

Segundo ele, a área onde as moedas foram achadas abrigava residências privadas dos nobres romanos, e a ânfora pode ter sido escondida nos muros de uma casa para escapar de saques.

"Para mim, esse é um caso mais que excepcional, é um daqueles que marcam o percurso da história"
Alberto Bonisoli — Ministro dos Bens Culturais

Para estudos futuros e preservação visual, todo o achado é minunciosamente fotografado antes de ser limpado e estudado individualmente

Sobre as moedas encontradas

Segundo informações, até o momento, já foram retiradas 27 moedas do sítio arqueológico. Após os estudos e restauração, o tesouro deve permanecer na cidade de Como.

Elas teriam sido cunhadas durante as eras dos imperadores Honório (395-423), Valentiniano III (424-455) e Líbio Severo (461-465), .

Ânfora com moedas não tratadas e ao lado as 27 moedas foram retiradas da ânfora para análises preliminares do achado

Honorius (395 - 423)

HONORIUS
Flavivs Honorivs Avgvstvs
Avgvstvs (395 - 423)

Imperador Romano de 395 a 423, filho de Teodósio, e Imperador no ocidente. Personagem fraco, todo o seu reinado foi dominado pelo Magister Militum, Flávio Estilicão.

O reinado de Honório foi palco de inúmeras incursões barbaras quase constantes, na Gália, na Itália e na Hispânia. Ao mesmo tempo, uma série de usurpadores levantaram-se devido à aparente incapacidade do Imperador para controlar as defesas do Império.

? Conheça nossa série de artigos sobre os retratos da numária romana

Valentinianus (425 - 455)

VALENTINIANUS III
Flavivs Placidivs Valentinianvs Avgvstvs
Avgvstvs (425 - 455)

Imperador Romano de 425 a 455, nos primeiros anos de reinado foi regido pelo seu comandante militar Aécio.

Perdeu a Britânia, e viu os Hunos instalarem-se no Ocidente do Império, e os Vândalos em África.

Aécio conseguiu derrotar Atila o Huno e Valentiniano com medo da popularidade de Aécio, assassinou-o, sendo posteriormente, morto pelos simpatizantes deste.

? Conheça nossa série de artigos sobre os retratos da numária romana

Libius-Severus (461 - 465)

LIBIUS SEVERUS
Flavivs Libivs Severvs Serpentivs
Avgvstvs (461 - 465)

Imperador Romano, de 461 a 465, nomeado Imperador, pelo Magister Militum, Flávio Ricimer, um dos Imperadores fantoches, que Ricimer controlava.

Desconhece-se se foi executado por Ricimer, ou se morreu de causas naturais.

? Conheça nossa série de artigos sobre os retratos da numária romana

Teatro Cressoni

O teatro onde as moedas foram encontradas é perto do antigo local de Novum Comum, uma antiga cidade romana que remonta ao século I a.C.

Fachadas do Teatro Cressoni em Como, na Itália: Esquerda (cima): fachada do teatro em 1870, projeto de Pietro Luzzani. Esquerda (baixo): detalhe do letreiro do teatro Cressoni. Direita: fachada atual do Teatro Cressoni

A área provou ser um canteiro de artefatos romanos antigos. Este último achado pode ser rastreado até o final do Império Romano do Ocidente.

O Teatro Cressoni abriu em Como em 1807. Foi convertido em um cinema no século XX e, em 1997, o prédio foi desativado para sempre. O plano era construir um complexo de apartamentos de luxo em seu lugar quando o tesouro de moedas fosse descoberto.

À luz da descoberta, o projeto de construção será colocado em espera para permitir que os arqueólogos explorem o local ainda mais.

Fotos do achado

Confira abaixo as fotos do achado e das moedas encontradas.

Local onde a ânfora com as moedas de ouro foi encontrada.

Detalhe do local onde a ânfora com as moedas de ouro foi encontrada. Perceba que foi enterrada no canto de duas paredes, com a bota apontando para o canto, posição muito comum de enterro de tesouros.

Ânfora com abertura/quebra proposital para visualização das moedas de ouro em seu interior

Os arqueólogos incluem pequenas placas de sinalização no sítio antes de fotografar o achado para para terem noção de direção que o achado estava, escala e equilíbrio de cores

Apesar da quantidade de lama, o ouro não absorve a sujeira do local e as moedas ficarão brilhando com aplicação do conhecimento arqueológico na limpeza e conservação

As moedas da botija / ânfora do Teatro Cressoni apresentam um ótimo estado de conservação, apesar de terem ficado enterradas por tanto tempo

Não sabemos exatamente quantas moedas foram encontradas na ânfora do Teatro Cressoni, mas para qualquer numismata, essa é uma bela foto