Nesse artigo vamos apresentar as novidades desenvolvidas pelo Collectprime durante o mês de março de 2020 para todos os colecionadores.

Sempre que lançarmos novidades no aplicativo, no site ou aqui no blog vamos publicar um artigo para divulgar e explicar para vocês o que foi feito.

Vamos para as novidades!

💰 Atualização do catálogo de Moedas

O catálogo de moedas foi atualizado, em torno de muitos itens foram revisados e outros foram adicionados. Agora são 108.459 moedas no catálogo.

🎰 Novo catálogo de Tokens

Liberamos um novo catálogo com 33.386 fichas (tokens). Agora você pode consultar informações de fichas DDD, de máquina de refrigerante, de cassino, transporte público, etc.

🦄 Novo catálogo de Moedas Fantasia

Liberamos ainda outro novo catálogo com 13.720 moedas fantasia. Moedas fantasia são onças de prata, cobre ou outro metal, alguns tipos de medalhas, moedas de países ou locais de fantasia, moedas de museu ou zoológico, etc.

🔍 Nova busca e filtros

Para facilitar ainda mais a busca de itens no catálogo e no marketplace, a busca foi aprimorada e agora você pode fazer busca nesses dois lugares a qualquer momento.

Além disso, a forma de aplicar filtros foi melhorada e você pode consultar as informações no catálogo de moedas, de fichas e de moedas fantasia.

Além das novas moedas, várias melhorias foram feitas nas informações e na forma de usar o catálogo para facilitar as pesquisas dos colecionadores.

Detalhes de item

Melhorarmos a forma que os detalhes do item é exibido, substituímos as abas por seções do tipo acordeon, colocamos a imagem de anverso e reverso das moedas juntas e reduzimos o card lateral.

Incluímos também cards de produtos relacionados ao item de catálogo que estão disponíveis no marketplace Collectprime.

Materiais viraram composição

O antigo campo Material foi substituído por Composição e agora traz mais detalhes como o tipo de metal para cada parte da moeda. A composição das moedas bimetálicas, por exemplo, traz o material do anel e do núcleo.

União de País e Emissor

Agora os itens de catálogo possui a informação "Emissor" que une os antigos campos "País" e "Emissor".

Na versão antiga, era um pouco complicado filtrar as moedas da União Soviética (URSS), por exemplo, porque o usuário buscava essa informação no campo País e não encontrava.

Inclusão de período

Algumas moedas agora exibem a informação de período histórico ou de governo, uma informação que na versão anterior ficava junto com o período monetário moeda.

Inclusão de temática

Agora algumas moedas possuem indicação de temáticas, um primeiro passo para para facilitar a criação de coleções temáticas.

🌡️ Novas escalas de conservação

Para facilitar a gestão de coleção em diferentes países e atendendo aos diferentes padrões que determinam o estado de conservação de moedas, agora o Collectprime permite aos colecionadores determinar o estado de conservação das moedas de suas coleções em 14 escalas diferentes:

  1. Escala NGC para moedas clássicas: escala usada pela NGC para moedas da numismática clássica (romanas, gregas, etc.);
  2. Escala NGC para moedas modernas: escala usada pela NGC para moedas modernas;
  3. Escala PCGS para moedas modernas: escala usada pela PCGS para moedas modernas, inspirada na escala Sheldon;
  4. Escala padrão americana: escala padrão dos estados unidos baseada em adjetivos;
  5. Escala clássica Brasileira: escala brasileira clássica adotada pela maioria dos autores;
  6. Escala de equivalência Herpich: escala de equivalência entre a escala brasileira e a escala Sheldon, criada por Fábio Herpich
  7. Escala padrão italiana: usada por colecionadores italianos;
  8. Escala padrão francesa: usada por colecionadores franceses;
  9. Escala padrão alemã: usada por colecionadores alemães;
  10. Escala padrão do Reino Unido: usada por colecionadores ingleses;
  11. Escala padrão espanhola: usada por colecionadores espanhóis;
  12. Escala padrão polonesa: usada por colecionadores poloneses;
  13. Escala da comunidade Numista: usada pelos usuários da comunidade Numista.
  14. Escala Sheldon usada pela ANA: escala Sheldon adaptada pela American Numismatic Association para moedas americanas.

Essa evolução é muito importante porque colecionadores que possuem itens certificados poderão registrar o estado de conservação correto no Collectprime.

📱 Aplicativo Collectprime

A nova versão do aplicativo Collectprime é a 3.0.0 e traz as melhorias que foram implementadas na versão web do Collectprime.

Além da atualização do catálogo de moedas, da inclusão do catálogo de fichas e moedas fantasia, dos novos campos de período, ajuste no campo de emissor, tivemos:

Busca melhorada

A busca foi melhorada no aplicativo, com evolução da forma de filtrar, trazendo mais dinamismo e rapidez na hora de localizar informações.

Agora é possível aplicar filtro de tipo de item, emissor, moeda (período monetário), ano (que agora traz todos os anos disponíveis) e estado de conservação.

Filtro na coleção

Agora você pode filtrar itens da sua coleção, da mesma forma que faz na área de busca do aplicativo.

Nova forma de exibir itens da coleção

Mudamos a forma de exibir os itens da sua coleção, do antigo modo lista para o padrão ladrilhos, onde cada item aparece só a imagem de anverso e reverso.

Isso deixa a apresentação da coleção menos técnica e mais bonita para mostrar para seus amigos e outros colecionadores.


Esperamos que gostem das novidades, estamos sempre trabalhando para tornar a vida dos colecionadores melhor a cada dia.