Hiperinflação da Alemanha de 1923
O período entre guerras da Alemanha (1919 - 1933), conhecido como Republica de Weimar é mais lembrado pela hiperinflação, que teve seu ápice em 1923.
Ao final da primeira guerra mundial a Alemanha se via destruída e com enormes reparações a serem pagas por causa das sanções impostas pelo Tratado de Versalhes.
Antes mesmo da guerra acabar o Marco de ouro alemão havia sofrido grande perda de poder de compra e poder real, pois para suprir as necessidades da Primeira Guerra o Governo Alemão pediu empréstimos ao Banco Central e este simplesmente imprimiu dinheiro de papel.
Após esta perda inicial no valor e ao fim da Guerra a Alemanha para conseguir honrar suas dívidas começou a emitir papel moeda de maneira alucinante para conseguir comprar moedas mais fortes e pagar as reparações impostas a ela.
Porém, o que acontece quando se começa a emitir muito papel moeda é que a inflação começa a aparecer junto. Entre o inicio de 1922 e final de 1923 a inflação acumulada na Alemanha já chegava a um bilhão por cento.
Por causa desta inflação galopante muitas histórias daquela época foram criadas, mas muitas delas eram verdades. Algumas destas histórias diziam que as pessoas preferiam queimar o dinheiro para se aquecer do que queimar a lenha.
Os bolos de notas de Marco serviam para construir enormes castelos de notas nas brincadeiras das crianças.
Outra anedota que contam é que as pessoas iam pegar seus salários com malas de viagem e uma vez um funcionário por descuido esqueceu suas malas com o dinheiro dentro e quando voltou percebeu que haviam roubado as malas, mas haviam deixado o dinheiro.
A Hiperinflação que era de 21% ao dia e fazia os preços duplicarem a cada 3 dias também fez aparecerem notas e moedas com valores estratosféricos, que chegam a ser bizarros. Como por exemplo as moedas de 1 Bilhão de Marcos ou 50 Milhões de Marco.
A Alemanha só conseguiu resolver o problema da hiperinflação quando ela atrelou o “Marco” as terras agrícolas.
A nova moeda foi chamada de Rentenmark, com isso os preços se estabilizaram e os credores da Alemanha aceitaram renegociar as dívidas de guerra.
Foi a humilhação pela perda da primeira guerra, passando pela hiperinflação e posteriormente a alta taxa de desemprego que chegou a 44% que geraram em 1933 o cenário perfeito para o partido Nazista assumir o poder na Alemanha.
Fontes:
Hiperinflação na República de Weimar - Wikipédia
República de Weimar - Wikipédia
Como se resolveram os 5 maiores episódios de hiperinflação da história - BBC
Kleiner Deutscher Münzkatalog, 2021, Von 1871 Bis Heute, Battenberg, Günter Schön / Gerhard Schön