Um ano depois do falecimento de Stephen Hawking, renomado físico teórico e cosmólogo britânico, a Royal Mint, a Casa da Moeda do Reino Unido, emitiu uma bela moeda em sua homenagem.

Essa emissão é a primeira de uma série de moedas que serão emitidas para celebrar os inovadores da ciência e é a primeira vez que Stephen Hawking é homenageado em uma moeda do Reino Unido.

Essas emissões utilizarão embalagens educacionais que tem por objetivo levar um pouco de ciência para as pessoas. Nessa primeira edição, a ciência dos buracos negros está perfeitamente ilustrada na embalagem.

Com certeza essa moeda já é um item de desejo de muitos colecionadores, pois, além das particularidades citadas acima, usa um design aprovado pela Hawking State, uma organização que cuida dos direitos intelectuais e da marca "Stephen Hawking", que representa um buraco negro através de círculos concêntricos.

Essa é uma emissão comemorativa para colecionadores e numismatas, então não serão encontradas no troco do Reino Unido, somente chegarão até suas mãos caso compre no site da Royal Mint ou por algum comerciante numismático.

Quem foi Stephen Hawking?

Stephen William Hawking nasceu em Oxford no dia 8 de janeiro de 1942, foi um físico teórico e cosmólogo britânico reconhecido internacionalmente por sua contribuição à ciência, tornando-se um dos mais renomados cientistas do século.

O trabalho acadêmico de Stephen Hawking atingiu novos patamares e resultou em descobertas surpreendentes.

Stephen Hawking era um físico brilhante, tinha o incrível dom de tornar algo complexo em mais complexo ainda. Graças a sua mente afiada e entusiasmo contagiante, levava toda audiência de suas palestras a lidar com os fundamentos do tempo e do espaço.

Em 1963, Hawking foi diagnosticado com uma forma de início precoce da doença neuronal motora (MND), também conhecida como esclerose lateral amiotrófica "ALS" ou doença de Lou Gehrig, que o paralisou gradualmente ao longo das décadas.

Mesmo depois do diagnóstico da "ALS", Hawking lutou contra as probabilidades e continuou com seus estudos.

Suas teorias sobre o Big Bang, os buracos negros e a história do universo representam enormes contribuições para toda a humanidade.

Unindo os campos da relatividade geral e da mecânica quântica, Stephen Hawking continuou o trabalho de Albert Einstein para fazer uma série de descobertas surpreendentes.

Seu trabalho inovador em buracos negros abriu o caminho para uma teoria unificadora de tudo, o Santo Graal da física moderna. Poucos fizeram mais do que Stephen Hawking para reformular nossa compreensão do tempo e do espaço.

Essa mente brilhante se apagou em Cambridge no dia 14 de março de 2018, deixando um legado para a ciência. Vamos agora conhecer um pouco mais sobre as moedas que o homenageiam:

50 pence Stephen Hawking (Cuproníquel)

Moeda de 50 Pence de Cupro-níquel emitida em 2019 pela Royal Mint em homenagem a Stephen Hawking

Com acabamento BU (Brilliant Uncirculated), superior ao acabamento padrão de moedas de troco, representa um buraco negro no seu anverso, concepção artística de Edwina Ellis e homenageia o trabalho inovador do gênio Hawking.

Informações técnicas
Valor facial 50 Pence
Material Cupro-níquel
Peso 8,0 gramas
Diâmetro 27,30mm
Designer (anverso) Jody Clark
Designer (reverso) Edwina Ellis
Acabamento Brilliant Uncirculated
Ano de amissão 2019
Código do produto UK19STBU
Valor £10.00

50 pence Stephen Hawking (Prata .925)

Moeda de 50 Pence de prata emitida em 2019 pela Royal Mint em homenagem a Stephen Hawking

Cunhada em fina prata e com acabamento Proof, essa moeda apresenta um design original da gravurinista Edwina Ellis, uma ilustração que desafia seus olhos a sempre olhar para o buraco negro e imaginar o que está além do horizonte de eventos.

Informações técnicas
Valor facial 50 Pence
Material Prata .925 Steling
Peso 8,0 gramas
Diâmetro 27,30mm
Designer (anverso) Jody Clark
Designer (reverso) Edwina Ellis
Acabamento Proof
Ano de amissão 2019
Código do produto UK19STSP
Valor £55.00
Quantidade emitida 5.500 unidades

50 pence Stephen Hawking (Prata .925 espessa)

Moeda de 50 Pence de prata (espessa / piedfort) emitida em 2019 pela Royal Mint em homenagem a Stephen Hawking

Pode parecer a mesma moeda anterior, mas essa possui uma característica bem diferente. A moeda possui o dobro de material, uma técnica chamada piedfort que a torna mais espessa, veja a diferença nas características abaixo.

Informações técnicas
Valor facial 50 Pence
Material Prata .925 Steling
Peso 16,0 gramas
Diâmetro 27,30mm
Designer (anverso) Jody Clark
Designer (reverso) Edwina Ellis
Acabamento Proof
Ano de amissão 2019
Código do produto UK19STPF
Valor £95.00
Quantidade emitida 2.500 unidades

50 pence Stephen Hawking (ouro 22K)

Cunhada em ouro rosê de 22 quilates e com o melhor acabamento Proof, essa moeda de 50 pence é sem dúvida a última palavra em padrão de qualidade da Royal Mint e está a altura dos feitos de Hawking.

Informações técnicas
Valor facial 50 Pence
Material Ouro Rosê 22K
Peso 15,50 gramas
Diâmetro 27,30mm
Designer (anverso) Jody Clark
Designer (reverso) Edwina Ellis
Acabamento Proof
Ano de amissão 2019
Código do produto UK19STGP
Valor £795.00
Quantidade emitida 400 unidades

Onde comprar?

Você pode comprar essas moedas no site da Royal Mint,  mas infelizmente as moedas de prata e ouro já se esgotaram, restando somente exemplares de Cupro-níquel.